Marcas desaparecidas: Oldsmobile
Fundada por Ransom E. Olds em 1897, a companhia produziu automóveis até 2004, a maior parte do tempo englobada dentro do universo General Motors (GM). Na sua história longa de 107 anos, produziu nada menos que 35,2 milhões de veículos e na altura em que desapareceu era o mais antigo construtor americano e uma das mais anciãs do Mundo, depois da Daimler e da Peugeot.
Os primeiros automóveis da marca ficaram conhecidos com os “Olds automobiles”, mas a dificuldade em vocalizar e a tendência americana para “comer”palavras ditou que a marca passasse a “Oldsmobile” e dando mesmo origem a uma canção em 1905 com o título “in My Merry Oldsmobile”. Com a canção ficou o definitivo nome de “Oldsmobile”. Alguns modelos ficaram célebres como o Curved Dash e os seus opulentos cromados ou o incrivelmente grande e… feio Eighty-Eight. As qualidades dos modelos que a marca produziu levaram-na ao topo durante as décadas de 70 e 80, conseguindo mesmo guindar-se ao estatuto de terceira marca mais vendida nos EUA. Porém, foi o canto do cisne dos Oldsmobile. As vendas começaram a declinar e o recurso a modelos existentes com o nome da marca, poupou alguns dólares às debilitadas finanças da GM, mas não agradou ao público.
Isso levou os dirigentes da GM a colocarem a Oldsmobile como o elo de ligação entre as gamas da Pontiac e da Buick que… não existiam.
Este falhanço estratégico e a decisão, uma vez mais errada, de mudar os nomes familiares aos americanos, afundou a marca e em pouco tempo a GM decidiu acabar com, ela. Em 2002 saiu o último modelo novo, o Bravada, seguindo-se o final da produção do Intrigue e do Aurora V6, desaparecendo em 2003 o Aurora V8. A machadada final foi dada em Abril de 2004 com o fim de produção do Bravada SUV e do Silhouette MPV, acabou a produção do Alero.
0 comentários