Marcas Desaparecidas: Moretti Motor Company
Nascida em Turim, a Moretti Motor Company destinava-se a fabricar motos segundo os desenhos e cálculos do seu fundador Giovanni Moretti. Usando contratos de fornecimento com diversas marcas, a Moretti cedo percebeu que havia mais áreas de negócio a explorar. Começou por usar os motores das motos em micro-carros desenhados por Moretti (entre 1920 e 1930) para durante a Segunda Guerra Mundial, criar uns veículos elétricos que foram um verdadeiro sucesso em tempo de racionamento de combustível.
Acabada a guerra, o sucesso dos micro-carros esfumou-se e Moretti virou-se para produção automóvel. O primeiro modelo foi o Cita, seguindo-se o 600 e o 700. Deste último a Moreti fez um leque impressionante de versões.
Táxi, Coupé, Berlina, Spider, Carrinha, Veículos comerciais, monolugar de competição, carro de ralis, etc.. Porém, apesar do pico de vendas das gamas 600 e 750 nos anos 50, a verdade é que a Moretti tinha grandes dificuldades financeiras e dificuldade em escoar o “stock”. Isto porque o seu rival, o Fiat 600 era muito mais barato, sendo impossível a Moretti competir com o gigante transalpino. Rapidamente a produção foi abrandando e numa altura de quase paragem, as boas relações entre Moretti e Gianni Agnelli permitiram-lhe salvar a empresa e passar a fazer versões muito especiais de modelos Fiat. Usando material do construtor italiano, a Moretti ficou conhecida mundialmente pelas suas realizações neste âmbito. Porém, a decadência foi chegando e com um nível de produção inferior a mil unidades, a Moretti parou.
Regressou com a realização de séries especiais de alguns dos modelos mais conhecidos da Fiat (Uno, Panda, Regata e outros) mas a meio da década de 80, a Moretti encerrou definitivamente as suas portas e desapareceu.
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