Marcas Desaparecidas: Isotta-Fraschini
Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini fundaram em Janeiro de 1900 a Societá Milanese Automobili Isotta, Fraschini & C., tendo como objectivo importar, vender e reparar automóveis, tendo para isso escolhido a marca Renault antes da Isotta passar a produzir os seus próprios modelos. O primeiro automóvel a ostentar a marca Isotta Fraschini tinha um motor de 4 cilindros com 24 CV, surgindo pela mão de Vincenzo Fraschini em várias corridas. Porém, a notoriedade começou a surgir mais tarde quando a marca entrou na Coppa Fiorio com um Tipo D equipado com um monstruoso motor de 17,2 litros e 100 CV. As dificuldades financeiras surgiram de pronto e durante algum tempo a Isotta Fraschini juntou-se à Lorraine-Dietrich para construir carros de corrida, utilizando o motor de 17,2 litros que conquistou reconhecimento para a marca. A marca italiana foi das primeiras a utilizar travões nas quatro rodas (inventados pela Arrol-Johnson Company, da Escócia em 1909), motores com veios de excêntricos à cabeça (motor desenhado por Giustino Cattaneo) e foi também uma das primeiras marca a oferecer um automóvel com motor de oito cilindros (depois da Rolls Royce em 1905). O florescer da economia americana levou a Isotta Fraschini a ir à procura do “eldorado” e numa época de sucesso, Rodolfo Valentino e
Ciara Bow mostravam-se ao volante de modelos da marca.
A Segunda Guerra Mundial criou muitos problemas à marca e depois do final do conflito, apenas cinco carros saíram da linha de montagem (do modelo Monterosa) terminando assim a Isotta Fraschini como marca automóvel, passando a dedicar-se aos motores marítimos. E quase 100 anos depois do seu nascimento (em 2002) uma nova Isotta Fraschini Milano nasceu, mas desta feita para produzir produtos de luxo para o mercado italiano.
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