Marcas desaparecidas: Horch
A Empresa foi fundada por August Horch, um antigo diretor de produção de Karl Benz, e outro sócio em 14 de Novembro de 1899 em Ehrenfeld, próximo de Colónia.
Como curiosidade, diga-se que este alemão seria mais tarde o fundador da Audi, cujo nome se deve à tradução latina do nome Horch, que em português significa “oiçam”.
A empresa começou por produzir um motor de dois cilindros com 5 e 10 CV, respetivamente.
O primeiro automóvel Horch tinha uma particularidade: o motor de 4,5 CV exibia um bloco em alumínio, exclusivo da marca alemã em todo o Mundo daquela época. Bem ao contrário daquilo que seriam os últimos modelos da marca, o primeiro Horch era lento não passando dos 32 km/h.
Como a esmagadora maioria dos construtores independentes,
August Horch rapidamente começou a enfrentar problemas financeiros e viu-se forçado a procurar parceiros. Primeiro mudou a fábrica para Reichenbach im Vogtland, em 1902, produzindo o modelo 20 CV, considerado na época como muito melhor que um Mercedes ou um Benz (na época ainda separadas…).
Isso de nada lhe valeu, pois Horch viu-se forçado a criar uma “joint-venture” com uma empresa financeira, nascendo a A.Horch&Cie. Motorwagen Werke AG, um gesto do qual se viria a arrepender no futuro. Em 1904, a Horch voltou a mudar de local, deslocando-se para Zwickau, no estado da Saxónia, surgindo três anos depois o primeiro motor de seis cilindros da marca. Em 1909, August Horch é expulso da sua própria marca pelo Conselho de Supervisão da “joint-venture” e cria a AudiWerke GmbH, impedido que estava de usar o seu próprio nome.
A Horch acabou comprada pelo homem que tinha a DKW (ver última edição), Jörgen Skafte Rasmussen em 1928, acabando por se fundir a Horch, DKW, Audi e Wanderer em 1932 para formar a AutoUnion.
A segunda guerra mundial veio dar a machadada final na Horch, pois no pós-guerra não havia dinheiro para carros de luxo. Com a compra da Audi pela VW em 1964, a AutoUnion desfez-se e a Horch desapareceu.
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