Marcas desaparecidas: Hillman
Quem não se lembra dos Imp? Pois é, esses modelos eram fabricados pela Hillman, uma marca inglesa propriedade do grupo Roots sediada em Ryton-on-Dunsmore próximo de Conventry. A empresa original foi fundada por William Hillman e chama-se Hillman-Coatalen, isto devido à parceria que o inglês tinha com o francês Louis Coatalen, assumindo este o departamento de estilo e engenharia. Parceria que seria desfeita em 1909 quando o francês decidiu ir trabalhar para a Sumbeam. Devido a esa situação, em 1910, a Hillman passou a chamar-se Hillman Motor Car Company. O primeiro carro era uma limusina com um enorme motor de 6 cilindros, 9,76 litros, existindo a opção de encomendar com um 4 cilindros de “apenas” 6,4 litros.
A chegada da I Guerra Mundial veio baralhar todos os planos da Hillman que passado o conflito se viu comprada pela Humber, acabando dentro do grupo Roots. Ainda antes do conflito armado, a Hillman atravessou um mau período quando decidiu usar válvulas à cabeça. Era moda na época, mas um moda pouco desenvolvida e as frequentes quebras e problemas danificaram bastante a reputação da marca. Num universo que contava com marcas como a Humber, Sumbeam e Singer, a Hillman rapidamente se guindou a um lugar de destaque graças a produtos fiáveis – regresso às válvulas laterais – atraentes e com preços acessíveis.
Vários modelos da Hillman surgiram retocados debaixo do nome das outras marcas do Grupo Roots. Foram vários os modelos de sucesso como o Minx ou o pequeno Husky.
Foi neste período áureo da Hillman que surgiu o Imp, um pequeno carro com espaço para quatro pessoas e bagagem. Um réplica ao Mini, mas com motor traseiro, no caso um Coventry Climax de 875 c.c. Os problemas financeiros do grupo Roots permitiram que a Chrysler estendesse os seus tentáculos desde os Estados Unidos até à Grã-Bretanha, assumindo o controlo das marcas do grupo.
Foi nesse período que surgiu o Hilllman Avenger. Mas aos poucos a marca foi sendo colocada de lado e até 1979, o Avenger e outros modelos das marcas do extinto grupo Roots foram vendidos sob o nome Chrysler. Nesse ano, o gigante americano, já com algumas dificuldades, vendeu as suas operações europeias à Peugeot.
No imediato todas as marcas desapareceram e os Avenger ficaram a ser conhecidos como Talbot até ao seu desaparecimento em 1981. A fábrica de Ryton sobreviveu ao nome, pois apenas fechou em Janeiro de 2007 depois do grupo PSA entender que não havia mais produtos Peugeot para serem produzidos ali. Desaparecido há já algumas décadas, o nome Hillman pertence neste momento ao grupo PSA.
0 comentários