Honda: Prelude de regresso à Europa
Carlos Tavares: “Temos de colocar um pouco de juízo nos líderes políticos”

Mais de 50% dos carros vendidos em 2023 foram SUV

By on 6 Fevereiro, 2024

Os SUV estão cada vez mais presentes no parque automóvel europeu e as vendas refletem uma procura crescente de veículos desta tipologia

De acordo com os dados da Dataforce, citados pela Automotive News Europe, os SUV registaram um notável aumento de 19% nas vendas (6,63 milhões de unidades) em comparação com o ano anterior. Este aumento impulsionou os SUV a conquistar uma quota de 51% do mercado europeu de veículos, que por sua vez cresceu 14%.

O Tesla Model Y, um SUV premium de tamanho médio, emergiu como o veículo mais vendido na Europa, sublinhando a crescente popularidade dos SUV entre os consumidores. Entre os segmentos de SUV, a categoria dos pequenos SUV ganhou mais força, quase 2,2 milhões de unidades vendidas, seguida de perto pelos SUV compactos, que registaram mais de 1,9 milhões de vendas. Em particular, os segmentos premium registaram o crescimento mais significativo, com as vendas de SUV médios premium a aumentarem 31%, totalizando 843.939 unidades.

Além disso, o segmento dos SUV compactos premium registou um aumento de 27%, atingindo as 721.376 unidades.

Esta mudança para os SUV remodelou o mercado automóvel europeu, com os segmentos de SUV premium a ultrapassarem o segmento dos minicarros, outrora dominante.

Em conclusão, o domínio dos SUV no mercado europeu de veículos é evidente a partir dos notáveis números de vendas de 2023. Como os consumidores continuam a dar prioridade ao espaço, à versatilidade e ao desempenho, é provável que os SUV mantenham a sua posição forte na indústria automóvel num futuro previsível.

A questão do aumento do tamanho dos carros já foi abordada e segundo um estudo da Transport & Environment, a largura dos veículos de passageiros novos está a aumentar um centímetro de dois em dois anos. O atual limite máximo de largura da UE de 255 cm, inicialmente implementado em meados da década de 1990 para controlar as dimensões dos autocarros e camiões, revela-se inadequado para lidar com as dimensões crescentes dos SUV. Receia-se que esta tendência continue se não for regulamentada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)