Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Com um tempo de volta de 6 minutos e 24 segundos, fica apenas atrás do Volkswagen ID.R e do Porsche 919 Evo.
O Lotus Evija X é uma versão hardcore, pensada para a pista, do Lotus Evija. É provável que esta versão, que conta com splitter dianteiro, uma asa traseira proeminente e outros apêndices aerodinâmicos, pensados para colar o carro a estrada, também tenha feito dieta e baixado dos 1700kg da versão de estrada. Esta versão única terá sido criada em parceria com a Multimatic, que trabalhou noutros projetos como o Ford GT, o Mercedes AMG One, além de muitos outros projetos ligados à competição.
A Lotus criou o hipercarro Evija X especificamente para bater recordes, com um motor elétrico de 2039 cv/1500 kW e 1704 Nm de binário máximo. Componentes como suspensão, travões e pneus foram otimizados para extrair o máximo desempenho do chassis e dos motores elétricos. O Evija X compartilha a estrutura em fibra de carbono, as baterias de 91 kWh e os quatro motores elétricos com o Evija convencional.
Adornado com as cores vintage dos desportos motorizados da Lotus, o Evija X tem como objetivo rivalizar com os supercarros de pista em termos de desempenho e distinção.
O carro foi visto a rodar no Nordschleife no ano passado e a Lotus confirmou agora que conseguiu um tempo de volta de 6min 24,047s – 19s atrás do Volkswagen ID R. O Porsche 919 Hybrid Evo continua a ser confortavelmente o carro mais rápido no Inferno Verde, com um tempo de volta de 5min 19,545s.
0 comentários