Lotus dá vida ao Type 66: Apenas 10 produzidos e vão custar mais de 1 milhão de euros
A Lotus trouxe para a luz do dia um carro da Can-Am, nunca construído, e que será uma das joias de qualquer colecionador. Dedicado aos ‘track days’, o Lotus Type 66 é uma verdadeira ‘besta’ de mais de 1 milhão de euros.
A Lotus fez uma viagem no tempo com a estreia mundial do Type 66, confirmando que o espetacular automóvel exclusivo para as pistas vai entrar em produção. A edição limitada foi apresentado no “The Quail, A Motorsport Gathering”, no âmbito do evento Monterey Car Week.
O Type 66 é um automóvel novo, ultra-exclusivo e de baixo volume da Lotus. Dá vida a um programa dos concept da marca ‘perdidos’ e que fazem parte do património do automobilismo da Lotus, combinando-o com a tecnologia e os componentes de competição modernos.
O Type 66 foi lançado no ano do 75º aniversário da Lotus e é o testemunho do desejo da marca de reimaginar os melhores elementos da sua herança, atualizando-os para os novos tempos.
A história do concept é simples: querendo competir na Can-Am Series, o fundador da Lotus, Colin Chapman, encarregou o desenhador da Team Lotus, Geoff Ferris, de lançar o projeto Type 66 para avaliar a forma como os princípios de design da Lotus poderiam ser aplicados a esta excitante categoria. O foco principal de Chapman na Fórmula 1 significou que o projeto inovador nunca passou de desenhos técnicos e modelos à escala. Num tributo adequado ao ilustre pedigree e património de corridas da marca, a Lotus cumpriu orgulhosamente a visão original, 53 anos depois.
Apenas 10 exemplares deste Lotus V8 serão construídos, o mesmo número de corridas em que o Type 66 teria competido durante a época de 1970, se tivesse sido produzido na altura.
A pintura do modelo que foi revelado na Califórnia foi inspirada na herança da marca, refletindo as cores vermelha, branca e dourada com que a Lotus competiu durante o início dos anos 70 e que poderia ter sido a do Type 66 em pista.
Clive Chapman, diretor geral da Classic Team Lotus e filho de Colin Chapman, foi crucial para o desenvolvimento do programa do Type 66. Foram os documentos na sua posse que permitiram à equipa de design da Lotus dar vida ao automóvel.
No coração do Type 66 está um motor V8 push-rod representativo da época. Está montado ao centro para otimizar a sua condução em curva e foi afinado pela Lotus para produzir mais de 830 cv às 8.800 rpm e um binário de 746 Nm às 7.400 rpm.
Graças a todo o trabalho na aerodinâmica o Type 66 corresponde agora ao desempenho dinâmico e aos tempos por volta de um moderno GT3 de competição.
O Type 66 é um dos projetos mais exclusivos que a Lotus alguma vez realizou e cada exemplar custará mais de 1 milhão de euros.
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