Lightyear 2: O carro elétrico com painéis solares
E se tivesse um carro elétrico que não precisa de ser carregado? Para já é apenas um cenário imaginário, mas a Lightyear pretende oferecer uma solução muito próxima. A Start-up neerlandesa quer trazer o conceito de carro elétrico com painéis solares para a estrada.
O sonho da empresa começou mal e foi necessária uma reestruturação, mas agora o Lightyear 2 deverá ir para a estrada em 2025. Trata-se de um veículo elétrico equipado com painéis solares, que pode percorrer mais de 800 quilómetros entre cargas. Para viagens curtas e médias, o Lightyear 2 pode mesmo sustentar-se sem uma tomada à vista, utilizando apenas os painéis solares. O Lightyear 2 precisa de três vezes menos carregamentos do que um veículo elétrico convencional, graças à aerodinâmica e ao sistema de recuperação de energia. Para além de reduzir a dependência da rede elétrica, o Lightyear 2 tem a mais pequena pegada energética do mercado. As suas emissões ao longo da vida são metade das dos veículos elétricos convencionais.
A Lightyear pretende entrar no mercado em 2025 com preços a rondar os 40 mil euros, mas não é certo que consiga manter os prazos. De acordo com informações anteriores, já existem 40 000 reservas de particulares e mais de 21 000 pré-encomendas de operadores de frotas. O projeto tem tido dificuldades, mas o potencial da ideia é inegável. Para um país com tanto sol como o nosso, esta é uma das soluções interessantes que pode ser uma mais-valia no mercado da nova mobilidade.
0 comentários