Afinal era verdade: o LM é mesmo o primeiro furgão de passageiro da Lexus
LM: um furgão de passageiros com assinatura Lexus?

Lexus LM: luxo e conforto total

By on 19 Abril, 2023

O Lexus LM é um novo luxuoso monovolume eletrificado com tecnologia híbrida, e que tem um foco muito forte no conforto dos passageiros. Está prestes a ser lançado na Europa e em Portugal e é um novo caminho para a marca: o segmento dos monovolumes de luxo. surge com duas versões, de quatro ou sete lugares.

O Lexus LM é um tipo de veículo completamente novo para a Lexus na Europa. Oferece o luxo máximo de uma limusine no formato de um espaçoso monovolume.

Este ‘Monovolume de Luxo’ é o quarto modelo Lexus Next Chapter.

Chega no seguimento dos dos SUV NX, RX e do 100% elétrico RZ e é a última etapa de uma renovação completa desta gama de modelos que inclui novas plataformas, novas motorizações e tecnologia inovadora.

Como indicado pelo “L” no seu nome, o LM é um modelo topo de gama da Lexus, a par do sedan LS, do LC nas versões Coupé e Cabrio e – nos mercados da Europa de Leste – do SUV LX. Tal como em todos os novos modelos Lexus, o desenvolvimento do LM focou-se totalmente no ser humano.

A prioridade foi o conforto e o bem-estar dos passageiros, com a apresentação de um habitáculo que eleva a hospitalidade Omotenashi da Lexus a um nível sem precedentes. Todos os detalhes foram minuciosamente pensados para que os passageiros se sintam completamente em casa e perfeitamente cuidados, mesmo em movimento, quer optem por descansar ou trabalhar.

Os bancos foram projetados de forma a proporcionar um suporte e um conforto magníficos; o ambiente do habitáculo pode ser controlado com precisão, no que toca a temperatura, qualidade do ar e iluminação; e há acesso fácil e intuitivo à conectividade e ao sistema de entretenimento, que inclui um amplo monitor HD de 48 polegadas e um sistema áudio dedicado de referência: Mark Levinson 3D Surround Sound.

Relativamente à experiência de condução, o condutor desfruta de um “diálogo” natural com o automóvel, bem como do Conforto, Controlo e Confiança conferidos pela Assinatura de Condução Lexus, graças à elevada rigidez e ao baixo centro de gravidade proporcionados pela plataforma global GA-K da Lexus. Para a vida a bordo, a perícia de luxo e as tecnologias avançadas elevam a hospitalidade Lexus Omotenashi a um nível sem precedentes, fiel à visão da marca: “tornar o luxo pessoal”.

Ao adicionar o LM a esta gama, a Lexus aproxima-se de um dos seus grandes objetivos: oferecer produtos cada vez mais diversificados que respondam a uma panóplia de necessidades e estilos de vida. Este não é um monovolume reaproveitado – o LM é, por si só e a todos os níveis, um veículo de passageiros dedicado.

O novo LM vai estar disponível nos mercados europeus, incluindo Portugal, a partir do outono de 2023.

Omotenashi sobre rodas

O objetivo da Lexus foi criar um interior de primeira classe: confortável como uma sala de estar, com toda a conveniência de um escritório móvel, uma dupla mais-valia inigualável por qualquer outro veículo no mercado. Este é um espaço onde os passageiros podem desfrutar de um descanso completo e serem eles próprios.

Para desenvolver o conceito LM, a Lexus estudou junto de fabricantes de jatos privados e os mais experientes clientes. Chegou à conclusão que os clientes percecionam melhor um alto padrão de luxo quando o ambiente os faz sentir completamente descansados, física e mentalmente. Uma característica bem mais valorizada do que o acesso a tecnologias ou a funções avançadas.

A Lexus aplicou esta aprendizagem no desenvolvimento de um veículo dentro do qual todos os ocupantes se sentissem completamente relaxados, um espaço onde todos pudessem usufruir de um conforto personalizado “sem complicações”.

Este é o princípio de hospitalidade da Lexus, o Omotenashi: fazer com que as pessoas se sintam tão bem-vindas e cuidadas como se estivessem em suas casas. Este desenvolvimento incluiu, também, a simplificação da interação com as tecnologias a bordo – uma consideração importante para quem leva vidas ocupadas. Por exemplo, basta “um botão” para ajustar o ambiente do habitáculo, a iluminação e os bancos, de acordo com as preferências do utilizador. Ao “tornar o luxo pessoal”, a Lexus enriquece o tempo despendido em viagens.

No seu todo, o ambiente, a adaptação e os acabamentos do novo LM refletem os padrões de perícia artesanal Takumi da Lexus, tornando-o verdadeiramente digno do estatuto de limusine.

Vai haver duas versões, de quatro ou sete lugares. No modelo de sete lugares, a fila do meio, de assentos VIP, é alinhada de acordo com o espaço e as funções acessíveis e é acrescentada uma terceira fila com três bancos rebatíveis que podem ser dobrados quando é necessário mais espaço para carga.

Modelo de quatro lugares: destaques

O modelo de quatro lugares é o auge do luxo, com apenas dois bancos traseiros multifuncionais e uma variedade de recursos que transformam todas as viagens em experiências extremamente confortáveis e agradáveis. Entre a frente e a traseira do habitáculo, inclui uma divisória que abriga um amplo monitor de 48 polegadas e um painel em vidro que pode ser escurecido para aumentar a privacidade. Desenhado à medida, o sistema áudio Mark Levinson 3D Surround Sound é composto por 23 colunas. O conforto do habitáculo é aperfeiçoado por uma versão ainda mais sofisticada do Lexus Climate Concierge, que recorre a sensores térmicos para controlar e direcionar o aquecimento e a ventilação com precisão.

Bancos projetados para conforto e suporte

A posição e o design dos bancos são essenciais para a qualidade da experiência a bordo. De uma maneira geral, os bancos de um monovolume são altos e têm um centro de gravidade também alto, o que leva a que os ocupantes tenham maior probabilidade de sentir as oscilações laterais.

Os novos bancos do LM foram projetados para contrariar a oscilação da cabeça, conferindo uma linha de visão estável aos passageiros e reduzindo as desconfortáveis vibrações de baixa frequência. O seu design melhora a postura do passageiro, uma vez que suporta o corpo com segurança, desde a pélvis até ao peito, e permite uma melhor distribuição da pressão na metade inferior do corpo. As laterais dos bancos ajudam a manter a estabilidade do corpo e a manter a pélvis direita, logo, o risco se adotar uma posição prejudicial é menor.

A extensão e a profundidade dos apoios de cabeça assemelham-se às dos travesseiros e por isso suportam o topo das costas ao invés do pescoço, contribuindo para manter a estabilidade da região central. O suporte para as pernas é conseguido através de pufes extensíveis e ajustáveis. No LM de quatro lugares, os dois bancos traseiros podem ser totalmente reclinados até atingirem a horizontal, estilo cama de avião.

As almofadas dos bancos foram costuradas a partir de dois materiais diferentes para chegar uma superfície macia em base rígida, e possuem uma função de inclinação que evita que o ocupante deslize para frente quando o veículo trava. Para além dos ajustes de potência, aquecimento e ventilação, possuem um sistema insuflável de apoio lombar com quatro configurações para que o espaço entre o encosto e o corpo do passageiro seja preenchido, absorvendo as vibrações.

Painel multi-funções, estilo smartphone

O ajuste rápido e intuitivo dos diferentes recursos e funções do habitáculo é operado através de um equipamento, desenhado à semelhança de um smartphone. Pode ser usado para gerir o sistema áudio, as configurações de controlo de temperatura, as funções dos bancos, a iluminação do interior e as persianas.

O novo LM é, também, o primeiro modelo do mundo a incorporar uma função de reconhecimento de voz que responde especificamente aos comandos dos passageiros do banco traseiro.

Consola superior

A traseira do habitáculo dispõe de uma elegante consola superior que comporta os controlos de portas, um armazenamento para pequenos itens e sensores de monitorização de temperatura. O seu posicionamento central contribui para a maximização do espaço livre.

Em busca do sossego perfeito

Prioritários para este novo modelo, a paz e o sossego são características essenciais para a construção de um perfil de luxo. A equipa de desenvolvimento inspirou-se no Lexus LS original, limusine considerada um marco disruptivo no desempenho silencioso.

O objetivo foi alcançar um tipo de silêncio especial, que conferisse uma sensação de naturalidade, em lugar de um silêncio absoluto, por vezes opressivo, como o que se vive numa sala à prova de som ou num estúdio de gravação. A Lexus compara-o a um passeio num bosque silencioso ao ar livre – preenche agradavelmente todos os sentidos.

O isolamento aplicado à estrutura do veículo melhorou a sua estanqueidade, ao mesmo tempo que se diminuíram as folgas entre as portas e as peças em chapa. Também foram usados jantes e pneus com redução de ruído para cancelar o som original dos pneus.

No habitáculo, o Controlo Ativo do Som transmite ondas sonoras reversas através de uma coluna, reduzindo a acumulação de ruído de baixa frequência enquanto o carro se encontra em movimento. A sua operação é controlada de forma precisa por um microfone dedicado para monitorizar o ruído interno que assume diferentes posições de acordo com o layout da traseira do habitáculo.

O Lexus LM de quatro lugares traz um forro de teto de cinco camadas não absorventes de som, que facilita a manutenção de uma conversa. Também a divisória recebeu um aumento significativo no desempenho do isolamento acústico (+40%).

Sistema áudio Mark Levinson 3D Surround Sound

Ambas as versões do LM contam com o seu próprio sistema áudio Mark Levinson 3D Surround Sound. Desenhado à medida, o sistema integra 23 colunas no modelo de quatro lugares e apresenta uma configuração de 21 colunas no de sete. A qualidade de reprodução de som é do mais alto nível, semelhante ao de um sistema de “home theater”.

Amplo monitor de 48 polegadas

Na versão de quatro lugares, a seção inferior da divisória do habitáculo abriga um amplo monitor HD de 48 polegadas, posicionado no ângulo ideal para visionamento. Estão disponíveis três modos de visualização: ecrã inteiro, cinema e ecrã esquerdo e direito, separados, mostrando conteúdos independente (com auriculares esquerdo/direito individuais).

Os utilizadores podem projetar conteúdo diretamente do seu tablet ou smartphone, ou ligar-se ao ecrã através das duas portas HDMI existentes. O sistema pode ser usado para entretenimento ou em reuniões de negócios online.

Para o modelo de sete lugares, está disponível um display multimédia traseiro de 14 polegadas que pode ser utilizado de forma independente do inserido na consola dianteira.

Lexus Climate Concierge: com funcionalidades adicionais

A Lexus aperfeiçoou o sistema Climate Concierge especialmente para o novo LM, estendendo os seus recursos e funcionalidades para além do controlo do ar-condicionado. A extensão deste serviço pode comparar-se a um “mordomo” pessoal que assegura que tudo responde às necessidades do utilizador.

As preferências pessoais relativas ao ar condicionado, à iluminação do espaço traseiro, às persianas e à reclinação do banco podem ser ativadas através de um único toque, com possibilidade de personalização para cada ocupante.

O Lexus LM de quatro lugares traz sensores térmicos, integrados na divisória central. Recorrem à medição por infravermelhos dos ocupantes e do habitáculo para ter informação precisa, não só do aquecimento ou do arrefecimento necessários, como da zona onde são precisos. As fontes locais de aquecimento e ventilação são ajustadas de acordo com estas indicações – incluem novos aquecedores de pescoço, integrados nos encostos de cabeça dos bancos traseiros. As aberturas na divisória central possuem dispositivos motorizados que direcionam fluxos de ar específicos para aquecer mãos ou pés frios.

O recurso à tecnologia nanoe™ X* ajuda o Climate Concierge a manter a qualidade do ar limpa e saudável, dentro do habitáculo. Adiciona partículas microscópicas de água ao fluxo de ar que podem inibir vírus, bactérias e alergénios, para além de hidratarem a pele e o cabelo dos ocupantes.

A precisão do sistema estende-se com a possibilidade de definição de diferentes controlos de temperatura para diferentes partes do corpo – cabeça, tórax, coxas e pés. Para facilitar a sua utilização, o Climate Concierge permite a seleção de cinco modos: Relax, Dream, Focus, Energize e, para configurações totalmente personalizadas, My Original.

O derradeiro Omotenashi

Com o novo LM, a Lexus entrega o “derradeiro Omotenashi”, com luxo, conforto e bem-estar personalizados, em cada detalhe.

A divisória central no modelo de quatro lugares tem uma seção superior em vidro transparente, que permite que os passageiros do banco traseiro tenham uma visão clara da estrada. Pode estar aberto ou fechado e, se se desejar privacidade, pode ser escurecido com um simples toque de um botão.

O habitáculo é iluminado por luz ambiente indireta no teto e nos frisos laterais. Existem, ainda, outros refletores no teto e, no modelo de quatro lugares, iluminação sombreada no chão. O interior pode ser aperfeiçoado através de uma ampla gama de configurações de cores de iluminação ambiente, incluindo 14 tonalidades aplicáveis a cinco temas diferentes: Cura, Relaxamento, Despertar, Foco e Estimulante.

No Lexus LM de quatro lugares, a Lexus usou uma abordagem de “tecnologia oculta”, acomodando discretamente uma série de recursos úteis, fundidos de forma quase perfeita no design. Inclui mesas dobráveis, carregadores de dispositivos sem fios, armazenamento para pequenos itens, saídas de conectividade, luzes de leitura e espelhos de maquilhagem. Há também porta-luvas individuais esquerdo e direito na divisória central, e a esquerda e direita de um frigorífico. Traz, ainda, um prático porta-guarda-chuva ao lado das portas deslizantes.

A sensação de clausura pode provocar enjoos, principalmente quando lemos ou fixamos um ecrã. Para resolver este problema, a Lexus desenhou as janelas do LM tão grandes quanto possível, para que os passageiros tenham uma perceção permanente de como e para onde o carro se está a mover. Para além das grandes janelas laterais, há janelas fixas no teto e uma visão clara à frente através do para-brisas.

Fiel aos princípios do Omotenashi, o cockpit do condutor foi projetado com a mesma atenção aos detalhes dos restantes novos modelos Lexus. Assim, a disposição dos principais controlos, os medidores e as fontes de informação seguem o conceito Tazuna, de modo que o condutor apenas necessite de fazer pequenos movimentos com as mãos ou com os olhos, mantendo o foco na estrada. “Tazuna” é a palavra japonesa que descreve o tipo de controlo intuitivo de um cavaleiro com o seu cavalo, através do suave ajuste das rédeas.

O layout do cockpit contribui para reforçar os benefícios da Assinatura de Condução Lexus, ajudando o condutor a desfrutar de uma sensação de controlo, conexão com o veículo e conforto permanentes, em todas as viagens. Para que o condutor se sinta em harmonia com o carro, o volante foi posicionado mais perto de si, num ângulo mais reto. Também a posição dos pedais e apoio do pé foi calculada com precisão.

A zona dianteira do habitáculo fornece uma sensação de amplitude e abertura através do design simples do painel de instrumentos, do grande ecrã tátil multimédia e da flexível consola central, projetada para atender às necessidades dos condutores profissionais. Toda a frente foi alvo da mesma perícia, qualidade e atenção aos detalhes encontrados na seção dos passageiros, na traseira.

O condutor pode beneficiar de avançados recursos que o ajudam a manter-se totalmente informado, incluindo um espelho retrovisor digital que mostra imagens desobstruídas da traseira, em tempo real. Um Ecrã de Visão Panorâmica Digital usa câmaras ao redor do veículo para fornecer uma visão de 360 graus da área imediatamente circundante, ou uma visão panorâmica, para contribuir para a precisão das manobras em espaços apertados.

Cores e acabamentos interiores

A gama de cores interiores e os acabamentos disponíveis refletem o estatuto do LM e a perícia da Lexus. Pele da mais alta qualidade L-anilina foi o material escolhido para os bancos com pesponto contrastante. Também incluído: um novo acabamento em madeira (em padrão tradicional de espinha de peixe japonês), criado com impressão 3D.

Design exterior de elegância

O novo LM espelha a filosofia de design Next Chapter da Lexus, desenvolvida sob o tema “elegância confiante”. O resultado é uma presença única e confiante na estrada, e proporções que facilitam a sua utilização e dinâmica. O comprimento total é de 5.130 mm, a largura de 1.890 mm e a altura de 1.945 mm. A generosa largura, altura e distância entre eixos de 3.000 mm são essenciais para a maximização do espaço dos passageiros traseiros.

A arrojada frente introduz uma nova identidade Lexus com a “quebra” da conhecida grelha fusiforme. O formato foi comprimido para criar uma grelha inferior sob uma abertura estreita abaixo da borda dianteira do capot, ligada os faróis. As linhas fluidas do LM são acentuadas por pilares dianteiros e traseiros

escurecidos, ao passo que a sensação de amplitude é conseguida através da grande área envidraçada em toda a volta. O acesso é fácil graças às grandes portas laterais deslizantes.

As opções de jantes são em ligas forjada de 17 ou 19 polegadas, e as opções de cores refletem o prestígio do LM, incluindo três acabamentos “sónicos” de brilho profundo.

Motorização eletrificada e desempenho dinâmico

A Lexus procurou harmonizar o prazer e o conforto de condução no LM, características que podem ser difíceis de equilibrar. Uma vez garantido o prazer de condução pretendido, aproveitou os benefícios da qualidade da plataforma GA-K: alta rigidez da carroçaria e tecnologias de condução, travagem e suspensão que proporcionam uma boa dinâmica, sem descurar o conforto de condução.

Motorização eletrificada com a tecnologia híbrida da Lexus

Na Europa e em Portugal, o LM será lançado na versão LM 350h com motorização híbrida com bloco de 2,5 litros (Full-hybrid, sem carregamento externo). O sistema, também presente nos novíssimos modelos NX 350h e RX 350h, provou oferecer desempenho silencioso e refinado com alta eficiência. A potência máxima é de 250 cv/ 184 kW com binário máximo de 239 Nm.

Traz tração integral eletrónica E-Four de série, com um aumento do nível de distribuição do binário da tração traseira para proporcionar ao veículo uma postura de mudança de direção estável e contribuir para a sensação de conforto no banco traseiro. O sistema pode ajustar o equilíbrio do binário dianteiro/traseiro entre 100:0 e 20:80 para permitir a realização de manobras seguras no arranque, ou em curva, em superfícies indefinidas ou escorregadias.

Tecnologias sofisticadas para desempenho dinâmico

O conforto a bordo é o foco de múltiplos recursos de condução, travagem e percurso. Inclui o primeiro modo de condução Rear Seat Comfort/Conforto no Banco Traseiro da Lexus, que ajusta o desempenho da suspensão e a distribuição do binário do motor, suprimindo vibrações, contribuindo para que o veículo e

os seus passageiros mantenham uma postura confortável. O controlo automático de travagem Smart Stop, o Pitch Control e a revisão da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) também foram integrados para proporcionar uma condução suave e equilibrada.

Assinatura de Condução Lexus

O Lexus LM foi concebido para proporcionar uma condução e uma sensação tipicamente Lexus, em que o condutor desfruta de um diálogo natural com o automóvel, fiel à imagem de marca da Assinatura de Condução Lexus – Conforto, Controlo e Confiança, em todos os momentos.

Pelo seu design, os monovolumes são altos, tal como o seu centro de gravidade, o que torna a qualidade de rolamento mais suscetível aos efeitos dos ventos laterais e à qualidade da superfície da estrada. O tamanho das portas e das janelas também tem influência: portas e janelas grandes têm impacto no desempenho de inércia e na sensação de condução. Para o mitigar, a Lexus introduziu melhorias abrangentes nos elementos fundamentais do LM. Adotou a plataforma de arquitetura global GA-K para beneficiar de um centro de gravidade mais baixo e de uma maior rigidez. A rigidez do novo corpo foi reforçada com solda extra, adesivo e fortalecimento em áreas-chave. Ao mesmo tempo, o peso foi reduzido através do recurso a alumínio e chapas finas de aço nos painéis externos, principalmente os mais distantes do centro de gravidade do automóvel, o que ajuda a reduzir as perdas de tração.

Segurança: pacote completo Lexus Safety System+

O Lexus LM vem equipado com a última geração do Lexus Safety System +, sistema de segurança ativa e assistência ao condutor, também presente nos novos modelos NX, RX e RZ. Tem capacidade para detetar uma variedade ainda maior de riscos de acidentes e fornecer alertas e apoio à condução, travagem e força motriz sempre que necessário, para ajudar a evitar ou mitigar o impacto. Ajustam-se para funcionar de forma natural e reconfortante para o condutor. Também contribui para a redução da fadiga da condução, contribuindo para manter o estado de alerta de quem vai ao volante.

O portfólio mais recente inclui o desenvolvimento de funções integradas no Sistema de Segurança de Pré-colisão, como a Assistência de Direção de Emergência e o Cruise Control Adaptativo, juntamente com Assistência de Condução Proativa para uma condução mais segura em tráfego urbano lento. Um Monitor do Condutor verifica constantemente o estado de alerta do condutor. Se não houver resposta aos alertas, parará o carro suavemente e acionará o sistema eCall para pedir ajuda. As portas – incluindo as portas traseiras deslizantes – estão equipadas com o sistema de abertura eletrónica suave da Lexus, com Safe Exit Assist para alertar caso haja aproximação de tráfego pela traseira, evitando a abertura inadvertida de portas e um provável acidente.

As atualizações de sistemas eletrónicos é feita através da tecnologia over-the-air, garantindo que os proprietários beneficiam do mais recente software, sem precisar de levar o veículo a um centro Lexus.

Existe ainda um conjunto de sistemas de segurança adicionais para o LM. Inclui a Assistência de Mudança de Faixa (LCA), que corrige automaticamente o veículo na faixa, quando os indicadores de mudança de direção são usados na condução em autoestrada e outros sistemas de assistência à condução.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

DIMENSÕES

Comprimento total (mm) 5,130

Largura total (mm) 1,890

Altura total (mm) 1,945

Distância entre eixos (mm) 3,000

Projeção frontal (mm) 1,015

Projeção traseira (mm) 1,110

Comprimento interior (mm) 4 lugares:2,735 | 7 Lugares: 2,965

Largura interior (mm) 4 lugares:1,590 | 7 Lugares: 1,655

Altura interior (mm) 1,365

MOTORIZAÇÃO RX 350h

Tipo HEV – Hybrid Electric Vehicle

Motorização 2.5-litros 4 cilindros em linha

Cilindrada (cm3) 2,487

Noma de Emissões Euro 6d

Tipo de bateria Bipolar de Hidretos metálicos de níquel

Potência máxima (DIN cv/kW) 250/184

Binário máximo (Nm @ rpm) 239 @ 4,300-4,500

Transmissão Caixa híbrida

Sistema de Tração E-Four (Sistema elétrico AWD)

Velocidade máx (km/h) 190 km/h

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)