Lembra-se do ruído do motor rotativo da Mazda?
Os leitores do AUTOSPORT lembram-se, certamente, do estridente barulho do Mazda 787B que ganhou Le Mans. Para os outros, aqui fica um gostinho daquilo que pode fazer um motor rotativo.
Os rapazes da Hoonigan, sim os rapazes de Ken Block, têm um canal de YouTuybe que mostra algumas das mais loucas modificações feitas nos Estados Unidos da América. Neste episódio em concreto, foram ver um carro para Drift, no caso um Mazda RX-7 de David Mazzei. Este rapaz amante do Drift, adora o ruído estridente dos motores de F1 V10 e V12, mas na impossibilidade de comprar um desses motores, Mazzei decidiu “envenenar” o motor 26B da Mazda, um quadrirotor. Exatamente! O mesmo motor que deu a vitória à Mazda nas 24 Horas de Le Mans.
Comprou o motor no Japão com a promessa que tudo seria “Plug and play”, exceção feita à ECU, cablagem e linha de combustível. Não tardou muito a descobrir que o motor tinha uma série de problemas, desde insuficiente pressão de óleo até a selagem deficientes das janelas de admissão e escape do motor, passando pela bomba de óleo e pelo escape desajustado. Enfim, quase tudo teve de ser refeito, inclusive o escape para replicar aquilo que fazia o 787B.
Com a ajuda de um turbo de 98 mm, o motor debita 1000 CV e 881 Nm de binário, tendo o limite de rotação nas 10.000 rpm. Veja o vídeo e escute como o som do carro é incrível!
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