Land Rover Discovery SVX apresentado no salão de Frankfurt
Land Rover Discovery SVX
A Land Rover apresentou o Discovery SVX, o mais novo Discovery para os entusiastas da condução todo-o-terreno em busca de grandes aventuras. O Discovery SVX, lançado no Salão Automóvel de Frankfurt, incorpora uma capacidade todo-o-terreno extrema ao trio de veículos da Special Vehicle Operations (SVO). O SVX será exibido juntamente com o aclamado Range Rover Sport SVR e com o Range Rover SVAutobiography, símbolos do excelente desempenho em estrada e exclusividade suprema, respetivamente.
O Discovery SVX será o primeiro Land Rover construído artesanalmente por profissionais altamente especializados no Centro Técnico da SVO do Reino Unido, quando a sua produção tiver início em 2018. Como refere John Edwards, Managing Director da Special Operations da Jaguar Land Rover: “Os projetistas da SVO estão integrados no seio da equipa Land Rover e trabalharam lado-a-lado com os nossos engenheiros para dar asas à sua paixão pela aventura, com o objetivo de criar um novo veículo verdadeiramente versátil e apelativo dentro da gama Land Rover.”
O Discovery SVX personifica a excelência no design e a integridade da engenharia, valores chave de todos os veículos Land Rover, tendo como referência a lendária capacidade todo-o-terreno e o espírito aventureiro da Land Rover para brindar o rendimento todo-o-terreno mais inovador do modo mais cativante.
Desde o seu lançamento em 2016, o Discovery da quinta geração, que incorpora a sólida, segura e leve arquitetura de alumínio da Land Rover, conquistou a admiração do público devido à sua condição de melhor SUV versátil de grandes dimensões do mundo. Por isso, é a base perfeita para desenvolver o primeiro veículo SVX da SVO. O novo Discovery é o primeiro Land Rover moderno em ter a insígnia SVX.
Mark Stanton, diretor da SVO, destaca: “A linha de produtos SVX dá-nos uma excelente oportunidade para oferecer a capacidade todo-o-terreno Land Rover de última geração de modo dinâmico e distinto, através da criação de um SUV robusto e versátil que vai apaixonar toda a família: cómodo, imparável e online em qualquer tipo de terreno. O Discovery SVX está desenhado para oferecer aos admiradores da condução todo-o-terreno aquela que será uma experiência de condução sem precedentes, sem sacrificar o conforto e a funcionalidade do veículo.”
O SVX coloca a versatilidade do Discovery num novo patamar graças ao aperfeiçoamento adicional da sua excelente capacidade todo-o-terreno. O modelo estará equipado com o motor a gasolina V8 sobrealimentado de 5,0 litros da Jaguar Land Rover, calibrado para proporcionar una potência máxima de 525 CV e um binómio de 625 Nm, juntamente com alterações na suspensão para reforçar a confiança do condutor em terrenos mais complicados.
O Controlo Anticapotagem Ativo Hidráulico (H-ARC) utilizado no SVX é uma novidade nos veículos Discovery. Proporciona uma maior articulação dos eixos e melhora o controlo da carroçaria, potenciando a tração todo-o-terreno extrema, enquanto diminui a balanço da carroçaria permitindo assim uma condução mais suave e estável em estrada.
O Discovery SVX conta com ângulos de aproximação, saída e passagem a vau melhorados graças à elevação da sua arquitetura monocasco de alumínio leve e devido ao sistema de suspensão pneumática em todas as rodas. Utiliza amortecedores de longo curso e pivots renovados, aos quais se somam os maiores pneus todo-o-terreno existentes 275/55 R20 Goodyear Wrangler com 815 mm de diâmetro montados em jantes de liga de alumínio forjado. Os pneus com uma maior superfície lateral diminuem a pressão de contato e melhoram o rendimento em superfícies macias. A tudo isto foi acrescentado um design mais agressivo e uma melhor tração em terrenos enlameados.
O Discovery SVX também está equipado com bloqueio de diferencial central ativo e traseiro eletrónico, que trabalham em conjunto com o sistema Terrain Response 2 especialmente calibrado para otimizar a tração em todas as superfícies. Como complemento destas atualizações de hardware foram incluídas calibrações de software únicas para a transmissão automática de oito velocidades com caixa de transferência de duas velocidades, bem como os sistemas dinâmicos do Discovery: Hill Descent Control, Electronic Traction Control (ETC), Adaptive Dynamics, Dynamic Stability Control (DSC), All-Terrain Progress Control (ATPC) e a direção assistida elétrica de velocidades variáveis (EPAS). O Discovery SVX possui também uma alavanca de mudanças em forma de punho de pistola, uma novidade no modelo, de modo a fornecer ao condutor um controlo ótimo da escolha de velocidades durante as manobras todo-o-terreno.
Para refletir a solidez que carateriza o Discovery SVX e a sua capacidade para ultrapassar todas as barreiras, os projetistas da Land Rover tiveram como referência algumas caraterísticas de outros veículos para desafios todo-o-terreno icónicos do segmento Discovery, como os utilizados nos eventos Camel Trophy e G4 Challenge, para dar ao SVX um aspeto diferente, agressivo e prático tanto por dentro como por fora.
Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover, comenta: “A combinação de excelência entre o design e a integridade da engenharia inerente a todos os veículos Land Rover representa a base de tudo o que fazemos. O Discovery SVX vem reforçar a reputação sem precedentes da Land Rover na construção de veículos com excelentes capacidades todo-o-terreno para os clientes que queiram aproveitar ao máximo rendimento esta caraterística.”
A antevisão do futuro modelo de fabrico em série do SVX apresentado no Salão IAA de Frankfurt possui para-choques dianteiros e traseiros únicos com placas protetoras e argolas de reboque em cor laranja (Rush Orange), cada uma com capacidade para rebocar mais de seis toneladas, bem como um acabamento antirreflexos no capot e um guincho elétrico traseiro.
O Discovery SVX destaca-se pelo seu acabamento acetinado exclusivo Tectonic Grey, uma combinação única de cores e materiais em tons Lunar e Light Oyster com toques Rush Orange no interior, e perfurações com o logotipo “X” nos bancos com a marca SVX. Brânquias laterais únicas em tons Narvik Black com insígnias V8, uma grelha em tons Narvik Black Dynamic, barras do tejadilho de cor prateada e uma unidade ancorada na parte superior do veículo com duas cápsulas de luzes adicionais para melhorar a visibilidade em condições de pouca luz. São estes os novos elementos que fazem parte da transformação deste veículo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários