Lamborghini: Modelos únicos que ficaram para a história (anos 90)
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Depois de recordarmos alguns dos modelos da Lamborghini que ficaram para a história da marca, assim como do mercado automóvel, entre as décadas de 60, 70 e 80, é tempo de viajarmos até aos anos 90 do século XX e lembrar um dos mais carismáticos automóveis lançados pela casa de Sant’Agata Bolognese.
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Com o nome de código P132, o carro que estreou em 1990 com o nome Diablo começou a ser delineado em 1985, com estudos de design encomendados a vários designers. A mecânica, por outro lado, já tinha sido decidida e tinha de ser uma evolução direta do Countach.
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Após cinco anos de trabalho e afinações, o Diablo estava pronto para surpreender o mundo. A missão de substituir um automóvel tão lendário como o Countach era uma grande responsabilidade que o Diablo assumiu com excelentes resultados. Hoje, mais de 30 anos depois, o Diablo goza do mesmo amor e atenção dos colecionadores que o Countach.
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Depois de surpreender o mundo com o Diablo, a Lamborghini começou desbravar caminho para através do seu sucesso. O Diablo Roadster foi desenvolvido em 1992, antecipando o design dos superdesportivos de 12 cilindros com capota aberta produzidos em Sant’Agata Bolognese; o Canto fabricado pela Carrozzeria Zagato em 1996 e que esteve muito perto de se tornar um automóvel de produção, e o Raptor, novamente construído pela Zagato, com a abertura frontal das suas portas articuladas e do tejadilho ao mesmo tempo. A estes juntam-se o Pregunta, pensado em 1998 pela Heuliez com grandes entradas de ar laterais posicionadas na parte inferior e um estilo super moderno, e o L147 do Instituto I.D.E.A. em 1999.
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O Diablo ocupa um lugar especial na história da Lamborghini e na memória dos seus fãs. O desempenho impressionante para a época e a experiência de condução foram determinantes para o seu sucesso do modelo que impulsionou o fabricante italiano para a era moderna.
O projeto P140, ambicionava a criação de um supercarro desportivo, com um motor de oito ou dez cilindros em V, que levou à criação do Gallardo em 1987 e ao reforço da segunda gama, como um ponto de viragem para o sucesso comercial da Lamborghini. O Cala, da autoria de Giorgetto Giugiaro, oferecia, em 1995, a possibilidade de usar motores e soluções estilísticas diferentes que passavam a ter uma resposta mais adequada. O modelo, foi apresentado no salão de Genebra. Os volumes e as proporções do Cala, são baseados no Gallardo, sendo que as linhas mais redondas foram substituídas por opções mais angulares, em linha com o estilo da Lamborghini. Uma versão do Calà, com o tejadilho aberto, também foi considerada, o que revelava a intenção da Lamborghini de criar uma berlinetta, também disponível numa versão roadster.
Fotos: Automobili Lamborghini S.P.A
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