Lamborghini Opera Unica: exemplar único do Revuelto
Concorso d’Eleganza Villa d’Este: Lamborghini Countach LP400 premiado

Lamborghini Huracán Sterrato: Levantar pó na Califórnia

By on 18 Maio, 2023

Levar um Lamborghini Huracán para uma pista em terra batida não estaria na lista de prioridades da maioria dos adeptos do mundo automóvel, mas com o Sterrato a ideia começa a fazer muito mais sentido.

A versão todo-o-terreno do Huracán, que inclui o mesmo motor V10 e o sistema de tração integral, tem uma suspensão de altura mais elevada, pneus mais agressivos, proteções na carroçaria e até barras no tejadilho, de forma a continuar a oferecer um máximo prazer de condução em estrada, mas com a vantagem de a podermos abandonar quando quisermos e optar pelo trajeto em terra, areia, etc. O motor continua a ser um V10 de 5,2 litros de 610 cavalos de potência e 560Nm de binário e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima está limitada a 260 km/h.

A Lamborghini levou o Sterrato até à Califórnia, mais especificamente ao Joshua Tree National Park, para colocar à prova a sua máquina no asfalto antes de entrar nas emocionantes pistas de terra no modo Rally em Chuckwalla Valley Raceway.

O carácter aventureiro do Sterrato é evidente à primeira vista: a distância ao solo foi aumentada em 44 mm em comparação com o Huracan EVO para um maior curso da suspensão, com vias mais largas à frente e atrás de +30 mm e +34 mm, respetivamente. A proteção dianteira em alumínio da parte inferior da carroçaria, as soleiras reforçadas, o difusor traseiro e as robustas cavas das rodas não só protegem o automóvel, como também realçam a sua musculatura. As entradas de ar distintivas no capot traseiro realçam o carácter desportivo do Sterrato, mas fornecem ar limpo ao motor quando se conduz em estradas poeirentas. As jantes de 19″ calçadas com pneus Bridgestone Dueler AT002 especialmente desenvolvidos oferecem a máxima versatilidade e adaptabilidade em qualquer superfície e em quaisquer condições, para um ótimo feedback e prazer do condutor, bem como para o seu desempenho. Uma máquina para divertir quem conduz, independentemente das condições da pista:

 

//

 

//

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)