Lamborghini Gallardo: O “baby lambo” faz 20 anos
O Gallardo, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2003, foi o primeiro veículo de produção da Lamborghini com um motor V10. Desde o início, tornou-se um sucesso comercial incrível, atingindo recordes de vendas após recordes de vendas para a Lamborghini. Eis uma breve retrospetiva do icónico modelo da marca de Sant’Agata Bolognese que foi apelidado de “Baby Lambo”
A ideia de um Lamborghini mais pequeno já vinha a sendo cultivada desde os anos 70, em que Ferruccio Lamborghini sentia que o mercado queria um modelo mais pequeno. Foram pensadas várias soluções, passando por motores V8 e V10, mas foi preciso esperar por 1998 para começar a ser desenvolvido de raiz um modelo mais pequeno, equipado com um V10.
O projeto de design começou em 2000 com base numa proposta inicial da “Italdesign-Giugiaro”, depois otimizada e concluída pelo recém-criado Lamborghini Centro Stile, dirigido por Luc Donckerwolke. As dimensões do Gallardo e os seus objetivos de desempenho conferiram-lhe um atletismo compacto. A distância entre eixos do veículo e os balanços reduzidos deram-lhe um aspeto mais dinâmico. Uma parte fundamental do design icónico do Gallardo, que também se encontrava no Murciélago apresentado em 2001, era a forte influência aeronáutica, observada no cockpit de cabina para a frente integrado na carroçaria do veículo; no para-brisas de ângulo acentuado com pilares tensos; no tratamento complexo de superfícies planas atravessadas por marcas distintas; e na orientação dos elementos do sistema de arrefecimento na direção do fluxo de ar.
O motor instalado no primeiro Gallardo era um V90 DOHC de 5 litros e 10 cilindros com 4 válvulas, com 500 CV. Em vez da escolha clássica de um V72, foi preferido um ângulo de 90 graus para limitar a altura do motor, obtendo assim vantagens na disposição do veículo (ou seja, capô do motor mais baixo e melhor visibilidade traseira) e baixando o centro de gravidade para melhorar a dinâmica.
Em 2005, dois anos após o lançamento da versão coupé, a Automobili Lamborghini apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt o Gallardo Spyder, que introduziu também importantes novidades ao nível do motor, da transmissão e das prestações. O seu motor de 10 cilindros e 4961 cc passou a debitar uma potência de 520 CV (382 kW) às 8000 rpm.
Em 2007, ano em que a produção do “Baby Lambo” ultrapassou as 5000 unidades desde a sua apresentação, o Gallardo Superleggera foi apresentado em Genebra. O novo modelo, graças ao aumento de 10 CV de potência e à redução de 100 kg de peso, era ainda mais dinâmico, atingindo uma relação peso/potência de apenas 2,5 kg/HP.
No Salão Automóvel de Genebra, em março de 2008, foi apresentado o LP 560-4, a versão renovada do Gallardo; 20 kg mais leve, equipado com um motor V10 de 5,2 litros com potência máxima de 560 CV, com sistema de injeção direta estratificada. Também em 2008, a produção do Gallardo atingiu as 7100 unidades. No Salão Automóvel de Los Angeles, em novembro do mesmo ano, foi apresentada a versão de capota aberta, o LP 560-4 Spyder, com as mesmas especificações técnicas.
Em 2009, com 9000 unidades produzidas, a Automobili Lamborghini apresentou o “Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni”. Foram produzidas apenas 250 unidades, caracterizadas por uma solução técnica nunca antes vista neste modelo: 550 CV e tração traseira. Com inúmeros pedidos dos clientes, o Gallardo LP 550-2 foi então produzido como modelo de produção (2010) e numa versão Spyder (2011).
Em março de 2010, foi apresentado em Genebra o Gallardo LP 570-4 Superleggera, mais dinâmico, mais leve, mais potente e ainda mais apelativo. Apresentado com o objetivo de dar continuidade ao sucesso da versão homónima de 2007, o LP 570-4 viu o seu peso reduzido em 70 kg em relação ao anterior Superleggera, com um motor de 570 CV (419 kW) e uma relação peso/potência reduzida para 2,35 kg/CV.
Em 2010, foram apresentados dois outros automóveis com o mesmo motor: o ainda mais leve LP 570-4 Spyder Performante (uma redução de 65 kg na massa total em comparação com o LP 560-4 Spyder), bem como o Gallardo LP 570-4 Blancpain Edition, que reuniu o espírito competitivo do Super Trofeo com um comportamento perfeito em estrada e um design exclusivo inspirado no “Lamborghini Blancpain Super Trofeo”, o campeonato monomarca criado em 2009.
Em 2012, a Automobili Lamborghini apresentou duas versões do modelo atualizado no Salão Automóvel de Paris. Estas variantes eram ainda mais arrojadas e extremas: os novos Gallardo LP 560-4 e Gallardo LP 570-4 Edizione Tecnica, representando uma nova evolução estilística do primeiro modelo Lamborghini V10.
Em janeiro de 2013, foi anunciado o desenvolvimento de um novo programa GT3, baseado no Gallardo MY13. No mesmo ano, o Gallardo LP 570-4 Squadra Corse foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt. Este novo modelo de série limitada, o mais extremo da gama Gallardo, foi inspirado no Gallardo Super Trofeo: o carro que compete no Lamborghini Super Trofeo.
A 25 de novembro de 2013, o último Lamborghini Gallardo saiu da linha de produção da histórica fábrica de Sant’Agata Bolognese. A última unidade montada foi um Gallardo LP 570-4 Spyder Performante na cor Rosso Mars.
Ao longo de dez anos de produção, o Gallardo foi fabricado num grande número de edições especiais, foi vendido em 45 países e, contando com as 32 variantes, atingiu um total de 14.022 unidades produzidas. São números que, por si só, fazem do Gallardo um dos superdesportivos mais bem cotados de sempre, com um lugar garantido entre os ícones do design e da engenharia automóvel italiana.
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