Lamborghini Opera Unica: exemplar único do Revuelto
Concorso d’Eleganza Villa d’Este: Lamborghini Countach LP400 premiado

Lamborghini Aventador SVJ, concebido para bater recordes

By on 24 Julho, 2018

Actualmente, a variante topo de gama do Lamborghini Aventador é a SuperVeloce (SV). No entanto, na sua constante ânsia em elevar padrões de performance, a Lamborghini está a desenvolver uma ainda mais extrema, a SuperVeloce Jota (SVJ). O construtor italiano já publicou três vídeos teaser que destacam o superdesportivo, ainda decorado com uma forte camuflagem, a enfrentar o asfalto do circuito de Nürburgring, conhecido como inferno verde.

O objectivo consiste em associar a apresentação do Aventador SVJ ao anuncio do um novo recorde de velocidade para automóveis de produção em Nürburgring. Este é o tema do primeiro vídeo, que aponta para a possibilidade do superdesportivo ter-se tornado no modelo de produção mais rápido de sempre a completar uma volta ao circuito alemão. Por enquanto, o recorde na categoria, fixado nos 6 minutos e 47,3 segundos, pertence ao Porsche GT2 RS, mas o alemão poderá ser destronado em breve, teremos de aguardar pelo anúncio oficial.

O segundo vídeo sugere que o novo Aventador SVJ apresenta “a melhor” relação peso-potência. Ou seja, o Aventador SVJ obliterará os 2,03 kg por cavalo do Aventador SV através da redução do peso total ou da adição de potência. Uma vez que estamos a lidar com a Lamborghini, o mais provável é o novo modelo ser mais leve e mais potente. O seu peso não deverá ultrapassar os 1.525 kg e a potência do V12 atmosférico de 6.5 litros deverá ter sido aumentada em 60 cv para uns impressionantes 800 cv.

De acordo com o terceiro vídeo, o Aventador SVJ contará com uma manobrabilidade ímpar.

Considerando antigos modelos Lamborghini que exibiram a insígnia Jota, a produção do Aventador SVJ deverá ser muito limitada. Foram produzidos apenas 28 Diablo e um Miura Jota, o que nos leva a crer que esta variante será ainda mais exclusiva que a SV, a qual não irá além das 600 unidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)