La Ferrari: 10 anos de vida
Quem diria que o La Ferrari já festeja este ano 10 anos de vida. Um dos melhores carros de sempre da Ferarri foi apresentado no Salão de Genebra em 2013 e não demorou muito para ser um caso sério de sucesso.
O segredo desta receita está na mistura de um V12 estridente e de um sistema híbrido (KERS – kinetic energy recovery system – sistema de recuperação de energia cinética) que compensa as fraquezas do motor a baixa rotação. E neste caso o termo “fraqueza” é um exagero. O V12 de 6,3 litros produz 800 CV às 9000 rpm. O motor elétrico adicional de 163 CV trabalhava em conjunto com o V12 para aumentar a potência total para uns espantosos 963 CV. Até ao mais recente SF90 Stradale de 1000 CV – que, ao contrário do LaFerrari, utiliza um sistema híbrido plug-in – continuou a ser o Ferrari de produção mais potente da história.
O sistema KERS permitia fazer 0-200 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 350 km/h, ao mesmo tempo que preenchia as lacunas da curva de binário do bloco V12. Esta tecnologia de ponta vinha acoplada às mais recentes inovações no uso de fibra de carbono e aerodinâmica ativa. Uma mistura de beleza, leveza e potência como só a Ferrari sabe fazer.
O bólide de sonho faz 10. O tempo passa depressa, quase tão rápido quanto o La Ferrari.
0 comentários