Kia Niro 100% eléctrico apresentado na Coreia antes da estreia europeia
O novo Kia Niro 100% eléctrico foi apresentado ao público durante o Salão Automóvel de Busan, actualmente a decorrer na Coreia do Sul. A estreia europeia está marcada para o Salão de Paris, que ocorre em Outubro e a comercialização provavelmente terá início ainda este ano. O Niro é o primeiro modelo da Kia concebido de raiz para acomodar sistemas de propulsão eléctrica, está actualmente disponível como híbrido e híbrido plug-in.
Equipado com uma bateria de 64 kWh, o Niro eléctrico anuncia uma autonomia de 450 km, com uma de 39 kWh, o valor passa para os 300 km. Como referência, o Volkswagen e-Golf consegue percorrer 200 km numa única carga. Segundo a Kia, através de um ponto de carregamento de 100 kW, são necessários 54 minutos para recarregar a bateria mais potente em 80% da sua capacidade.
O Niro EV (Electric Vehicle) é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos, demora mais dois décimos de segundo que o Hyundai Kauai eléctrico, no entanto é mais potente, debita 205 cv. Ambos produzem o mesmo binário, 395 Nm.
Para além dos habituais sistemas de assistência à condução, como travagem de emergência automática e assistente de faixa, o novo Niro está equipado com um sistema de condução autónoma de nível 2 semelhante ao Traffic Jam Assist da Volkswagen, que avalia o trânsito e direcciona o veículo mantendo-o centrado na sua faixa de rodagem, no entanto o condutor não pode largar o volante. Estas especificações são referentes à versão destinada ao mercado interno da Kia, não é certo que farão parte da versão europeia.
Baseado nas versões híbrida e híbrida plug-in, o Niro EV distingue-se pela sua dianteira, que inclui uma tomada para carregar as baterias, uma grelha sem rasgos de ventilação e luzes diurnas LED em forma de seta. Farolins LED exclusivos marcam a traseira.
No interior, pormenores em azul complementam as pronunciações exteriores, enquanto a consola central acomoda um selector rotativo que permite escolher modos de condução em vez de uma alavanca associada às velocidades de uma caixa de transmissão. Um display digital de 7,0 polegadas substitui alguns botões e para além das funções habituais exibe informação relacionada com o sistema de propulsão eléctrica.
O Niro EV vem demonstrar os passos consistentes que a Kia tem vindo a dar nos últimos anos na implementação da sua estratégia de oferecer mobilidade sustentável sem comprometer o conforto e o prazer de condução.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários