Kia EV9 conquista 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP
O EV9, novo SUV elétrico de sete lugares da Kia, obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, a mais elevada classificação atribuída por esta organização europeia independente.
A avaliação abrangeu quatro categorias, registando-se um desempenho de alto nível durante todo o processo de teste. O EV9 obteve 84% na proteção dos ocupantes adultos, 88% na proteção de crianças, 76% no que respeita aos utentes vulneráveis na estrada, incluindo peões, e 83% na categoria de “assistência à segurança”, que incide sobre a disponibilidade de um conjunto alargado de tecnologias de prevenção de colisões.
O Euro NCAP elogiou o comportamento do EV9 na proteção de passageiros em virtude da estabilidade verificada no teste de impacto frontal, protegendo os joelhos e o fémur de todos os ocupantes, independentemente do seu tamanho e do local em que se encontram sentados. No teste da barreira lateral, o EV9 obteve a pontuação máxima, proporcionando uma forte proteção de todas as áreas do corpo do condutor e passageiros. O SUV foi também elogiado pelo seu avançado sistema eCall, que permite alertar os serviços de emergência em caso de acidente. Os testes revelaram ainda o carácter benigno do EV9 no que respeita aos efeitos noutros veículos em caso de colisão frontal.
Uma pontuação ainda mais elevada foi obtida nos testes de ocupantes crianças. O novo Kia protegeu todas as áreas críticas do corpo dos manequins representativos de passageiros de seis e dez anos de idade. A organização registou também nota positiva dos airbags do EV9, bem como do seu sistema inteligente de deteção da presença de crianças.
Ao testar as tecnologias de assistência à segurança do EV9, o Euro NCAP destacou o desempenho do sistema de Travagem Automática de Emergência (Automatic Emergency Braking, AEB), que reagiu eficazmente à presença de outros veículos e evitou impactos na maioria dos cenários.
Outras características de segurança destacadas pelo Euro NCAP foram o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assistant, LKA) do EV9, pela forma suave como corrige a trajetória do automóvel caso este se desvie da faixa de rodagem e pela capacidade de intervenção em situações mais críticas. O sistema de assistência à velocidade também se revelou eficaz na identificação do limite de velocidade local, além de dar ao condutor a opção de permitir que o limitador seja definido automaticamente pelo sistema.
A classificação obtida pelo EV9 deve-se em grande medida à alta resistência da Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e à rigidez da carroçaria que, em conjunto com as diversas tecnologias a bordo, permitem atingir um elevado patamar de segurança.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários