Kia Sorento: Eletrificação para sete passageiros
KIA: Modelos eletrificados representam 37,9% das vendas totais na Europa

Kia Ceed e Ceed Sportswagon foram hoje estreados no Salão de Genebra

By on 6 Março, 2018

Os novos Kia Ceed e Ceed Sportswagon fizeram a sua estreia mundial no Salão de Genebra, que abriu as portas no dia 5 de Março. Naquele que é um dos mais prestigiados palcos da indústria automóvel internacional, a marca mobilizou as atenções e demonstrou a sua aposta no segmento dos familiares compactos, o mais importante do mercado europeu.

A terceira geração Ceed e Ceed Sportswagon, projetada, desenvolvida, projetada e fabricada na Europa, estará disponível ainda este ano com um hatchback de cinco portas e com a “carrinha” Sportswagon.

Mais baixo e mais largo que o anterior, o novo Ceed evidencia um visual totalmente novo, de contornos mais amadurecidos e habilmente trabalhados para um aspeto mais atlético. A carroçaria Sportswagon (designação da Kia para as suas “carrinhas”) apresenta um desenho que permite que a capacidade de carga cresça para 600 litros, mais do que muitas stationwagons de segmento D. A mesma versatilidade está, também, presente no cinco portas: com 395 litros de espaço de carga, o Ceed Hatchback coloca-se entre os mais práticos do seu segmento.

Motorizações

A nova gama Ceed será propulsionada por um vasto leque de unidades motrizes. Nas opções a gasolina, surge uma versão atualizada do T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) de 1,0 litros da Kia, que debita 120 cv, bem como o novo T-GDi de 1,4 litros e 140 cv. A gama de motorizações do novo Ceed contará igualmente com o novo motor diesel “U3” da Kia. Concebido com padrões de exigência que vão para além dos limites mais rigorosos estipulados pela recente norma de emissões Euro 6d TEMP, este novo CRDi (injeção direta common rail) de 1,6 litros “U3” utiliza a tecnologia de controlo ativo de emissões Selective Catalytic Reduction (SCR) para reduzir as emissões de forma significativa. Desta forma, produz menos dióxido de carbono, partículas e NOx comparativamente às anteriores motorizações diesel da Kia. Disponível com dois níveis de potência (115 e 136 cv), produz 280 Nm de binário.

Todos os motores estarão associados a uma transmissão manual de seis velocidades, enquanto os novos motores T-GDi de 1,4 litros e CRDi de 1,6 litros também estarão disponíveis com a nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades da Kia.

Tecnologia

O novo Ceed trará para o seu segmento um conjunto de equipamentos e de tecnologias que prometem fazer referência no seu segmento. Para além dos sete airbags de série, as tecnologias avançadas de assistência à condução melhoram ainda mais a proteção dos ocupantes, utilizando sistemas de segurança ativa para mitigar o risco de colisões. Uma estreia em qualquer modelo da Kia na Europa é a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, uma tecnologia de condução autónoma de “nível 2” que localiza os veículos que circulam à frente do Ceed no trânsito e identifica os espaços adequados nas outras faixas que este pode ocupar em segurança para percorrer maiores distâncias em engarrafamentos.

O novo Kia Ceed Hatchback começará a ser comercializado na Europa no final do 2º trimestre deste ano, enquanto a versão Sportswagon está disponível a partir durante o último trimestre. Ambos os modelos irão usufruir do compromisso de qualidade e da garantia de 7 anos ou 150 000 km que só a Kia oferece de série.

Nova gama Rio GT-Line e Optima

O espaço da Kia no Salão de Genebra acolhe ainda, também em estreia mundial, a versão GT-Line do Rio, o mais recente modelo a ser disponibilizado com esta especificação, após a recente introdução das versões GT-Line do Sportage, Picanto e Sorento.

A nova versão GT-Line vem agora oferecer uma versatilidade muito própria, graças ao enérgico motor 1.0 T-GDi  de 120 cv e ao comportamento dinâmico orientado para o entusiasmo na condução. A estas características soma-se um novo visual desportivo, quer no interior, quer no exterior, inspirado na gama de versões ‘GT’ da Kia, tais como o cee’d GT e o Optima GT.

O novo Rio GT-Line irá iniciar a sua comercialização em toda a Europa no final do primeiro trimestre de 2018. A partir do terceiro trimestre, chegará a transmissão de sete velocidades e dupla embraiagem da Kia.

No Salão de Genebra, a Kia apresentou ainda a nova gama Optima, que se destaca por revisões estéticas no exterior e pela inclusão de duas novas motorizações na gama: o motor 1.6 CRDi, de 136 cv, passa a ocupar o lugar do atual 1.7 CRDi, ao mesmo tempo que surge um novo 1.6 T-GDi a gasolina, de 180 cv, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. As novidades Optima chegarão ao mercado durante o terceiro trimestre deste ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)