Juha Kankkunen e Seat Ateca enfrentam gelo ártico
Campeão do mundo de ralis Juha Kankkunen, KKK, pôs à prova o Ateca num lago gelado no norte da Finlândia, a apenas 200 quilómetros do Círculo Polar Ártico.
Conduzir dentro de um congelador: O inverno, com seis meses de duração, é a estação mais longa do ano na Finlândia. Com temperaturas que podem descer aos 20 graus negativos, Kankkunen conduziu o Ateca sem transpirar uma única gota de suor.
Deslizando num sorvete gigante: Pikku-Nissi é um dos 188.000 lagos do país. Embora no verão a paisagem seja completamente diferente, na época do inverno o frio gela a superfície criando uma camada de 90 centímetros, permitindo que se conduza sobre ela.
KKK: 23 vitórias e 75 pódios: O piloto de ralis, Juha Kankkunen, também conhecido como KKK, conta no palmarés com quatro campeonatos mundiais, 23 vitórias e um total de 75 pódios. “Os veículos com 4Drive são perfeitos para estas condições. O Ateca é um bom automóvel compacto e foi muito divertido conduzi-lo”, garante, depois de uma hora ao volante.
Terreno para provas extremas: É no norte da Finlândia que também se realiza o Winter Test, uma série de provas que os engenheiros do Centro Técnico da SEAT realizam com protótipos de forma a comprovar o bom funcionamento dos modelos antes da sua chegada ao mercado. O objetivo é garantir que a tração, a estabilidade e os travões, entre outros componentes, funcionam perfeitamente, mesmo em condições extremas de temperatura.
Uma pista de patinagem controlada: Os pneus de neve, com pregos especiais e o sistema de tração total 4Drive ajudaram o piloto a manter-se no traçado da pista gelada. A par da espetacular demonstração de perícia, note-se que para conduzir sobre o gelo ou neve “recomenda-se atuar os pedais e o volante de forma suave, a aceleração deve ser progressiva e aconselham-se relações de caixa elevadas”, assegura o piloto da SEAT Jordi Gené, que também participou nas provas na Finlândia.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários