Jordi Gené testou todos os tipos de condução do Cupra Formentor VZ5
Jordi Gené ao volante do Cupra Formentor VZ5 fez launch control, simulou uma condução diária, experienciou o modo drift e até levou o SUV para fora de estrada.
O Cupra Formentor VZ5 é a versão topo de gama do primeiro modelo 100% Cupra como marca independente. Limitado a 7000 unidades, este SUV desportivo está equipado com o mesmo motor cinco cilindros turbo utilizado no Audi RS3 e debita 390 cv de potência. Porém, mais do que um SUV para andar a grandes velocidades, o piloto Jordi gené, acompanhado por Christoph Vierling, Responsável de Desenvolvimento de Veículos completos no Centro Técnico na Seat, pôs à prova todos os argumentos que este modelo pode oferecer.
Em primeiro lugar, experimentaram o launch control. “Se queres arrancar muito depressa tens de usar o Launch Control. Liga o motor, escolhe o Modo CUPRA e coloca o ESC em sport, pressiona o travão a fundo e depois o acelerador. Espera que suba a 4.000 rpm e liberta o travão!”, explica Jordi Gené ao mesmo tempo que realiza a ação no vídeo em baixo.
Contudo, um SUV desportivo tem de ser mais do que um mero “monstro” da aceleração. No modo de condução Comfort, o piloto simulou uma utilização diária. “Com o Modo Comfort noto uma condução mais adaptada à estrada, muito suave. Sinto que, graças ao Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), o carro comporta-se de forma fiel ao mover do volante”,afirma Gené. No modo Sport, naturalmente, a resposta ao acelerador fica muito mais firme e precisa, melhorando a performance do Formentor VZ5.
Tal como acontece com outros desportivos do Grupo Volkswagen com tração integral, como é o caso do Golf R, que já testámos, o Cupra Formentor VZ5 está equipado com um sistema que permite fazer drift. Ao usá-lo em pista, pode se ver que tem um desvio muito longo. Podem fazer-se muitos metros a virar com um ângulo muito agradável nas curvas a alta velocidade. Além disso, tem duas embraiagens no eixo traseiro que posso usar separadamente. Fantástico!”, referiu o piloto espanhol.
Por fim, não deixa de ser um SUV capaz de sair do alcatrão para breves trajetos fora de estrada. “Este carro não é apenas desportivo, também é capaz de subir e descer declives até 70% sem problemas, graças à tração às quatro rodas”, afirma Vierling. “Desce sem ter de fazer nada, nem sequer travar”, acrescenta Gené. Além disso, é capaz de andar sobre três rodas sem perder tração e até supera encostas laterais de 36 graus.
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