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Jordi Gené mostra-nos como o Cupra Formentor VZ5 pode ser divertido no gelo

By on 12 Dezembro, 2022

Até agora, o Cupra Formentor VZ5 é o modelo mais potente da marca espanhola, pelo que a sua condução na neve e gelo se pode transformar numa experiência memorável.

As experiências oferecidas por um modelo desportivo são sempre algo de que nos vamos lembrar, mas se estas forem efetuadas em neve ou gelo, serão ainda mais incríveis. Por essa razão, a Cupra levou o seu modelo mais potente de sempre, o Formentor VZ5, com quase 400 cavalos, até às pistas geladas de Rovaniemi, a capital da Lapónia, no norte da Finlândia e pediu ao seu piloto, Jordi Gené para explorar o que este modelo consegue fazer quando a aderência não é das melhores.

Em primeiro lugar, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h, algo que o VZ5 costuma fazer em 4,2 segundos. Mas em cima de gelo, as sensações podem ser ainda mais amplificadas. “Com o Launch Control conseguimos toda a potência do carro. Colocamo-lo no modo Sport, pisamos com força no travão e libertamo-lo quando o motor atinge 4.000 rpm, e a aceleração no gelo é fantástica“, comenta o piloto.

O modelo mais exclusivo da CUPRA até à data, do qual apenas 7.000 unidades foram produzidas, é o seu carro mais potente. E não é apenas um carro desportivo. Com tração às quatro rodas, adapta-se a todo o tipo de terrenos, mesmo os mais instáveis como este, sem perder qualquer tração. “O nome do modelo é VZ5, e em espanhol VZ significa veloz, e posso assegurar-vos que este carro é muito, muito rápido. Num percurso escorregadio como aquele em que estamos agora com as suas complicações de aderência, o carro ainda consegue atingir uma velocidade realmente incrível“, diz Jordi.

Uma das características que torna o CUPRA Formentor VZ5 ainda mais especial é o seu Modo Drift. Quando ligado, todo o controlo está nas mãos do condutor. A potência pode ser transferida para a traseira esquerda ou direita, permitindo que o carro faça trajetórias mais longas nas curvas e realize drifts espetaculares. E, claro, esta condução extrema é intensificada no gelo. “Para mim é uma das melhores características que temos neste carro. É sempre necessário utilizá-lo num circuito fechado, porque é como conduzir um carro de corrida. É perfeito para as condições aqui e o carro é realmente muito desportivo. Esta é uma das experiências mais divertidas que alguma vez tive“, admite Jordi.

Com os seus 390 cavalos, a capacidade de aceleração e a potência de travagem do carro são ambas garantidas, mesmo no gelo. “O carro está equipado com travões de 18” com pistões Akebono de seis pinças (375mm x 36mm) que garantem uma potência de travagem superior. Isto dá-nos uma sensação de pedal muito boa e uma desaceleração muito boa também. A melhor maneira de testar isto é fazer uma manobra de travagem de emergência. Levo o carro até à potência máxima, e depois travo com força… e o carro pára rapidamente, mesmo nas condições mais difíceis, mais escorregadias. A sua capacidade de travagem é soberba“, conclui o piloto da CUPRA.

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