Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

Jeep Renegade chega a Portugal renovado a partir dos 21.500€

By on 12 Outubro, 2018

Não é uma novidade absoluta, mas a Jeep apresentou-a nesta sexta feira, exibindo a renovação do estilo e das motorizações.

No primeiro caso, o Renegade quase não foi mexido, exceção feita ás novas jantes de 19 polegadas e aos faróis dianteiros LED. Os farolins foram ligeiramente retocados e ficam por aqui as alterações.

Nos motores, o Renegade tem a honra de estrear os blocos turbo a gasolina com filtro de partículas para este tipo de combustível. O primeiro é um três cilindros com 1.0 litros de cilindrada e 120 CV, o segundo é um quatro cilindros com 1.3 litros e duas versões de potência: 150 e 180 CV. A oferta de mecânicas no Renegade completa-se com os blocos turbodiesel de 1.6 litros com 120 CV e 2.0 litros com 140 ou 170 CV.

Os motores do Renegade podem ser equipados com caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com nove relações.

Há, também, novidades no que toca a tecnologia, já que tal como toda a gama da Jeep, está disponível a mais recente versão do sistema de infoentretenimento Uconnect, no caso a quarta geração, com ecrã de 5, 7 ou 8,4 polegadas, consoante a versão, integrando, igualmente, os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Para que possa andar fora de estrada como um verdadeiro Jeep deve andar, a casa americana oferece os sistemas 4×4 Jeep Acrive Drive e Jeep Acrive Drive Low. Porém o grosso das vendas será feito com as variantes de tração dianteira. Com 4×4, o Renegade está equipado com o Controlo de Tração Selec-Terrain, assistência ao arranque em subidas e assistência á travagem em descida. A versão Trailhawk radicaliza mais as aptidões fora de estrada do Renegade.

A versão Limited oferece de série, além do que está disponível nas restantes versões (aviso de transposição de faixa, assistência inteligente de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito) alerta de colisão frontal com travagem ativa de emergência.

Existem quatro níveis de equipamento – Sport, Longitude, Limited e Trailhawk – que se articulam entre a gama de motores já referida. E se optar por um Renegade 4×4 (com o 4×2 também pode aprender alguma coisa…) faça a descarga da aplicação “Jeep Skills”.

Pode descobrir o potencial do Renegade e explorar ao máximo as suas capacidades. A aplicação informa-o constantemente sobre os sistemas de condução fora de estrada no ecrã do sistema Uconnect através de um conjunto de parâmetros específicos, como tracção, inclinação transversal, inclinação longitudinal, pressão e altitude em tempo real. Outras úteis informações sobre o veículo a que se pode aceder incluem a pressão do óleo, o ângulo da direcção, a força G, a pressão sobre o acelerador e o travão, a aceleração de 0 a 50 km/h e de 0 a 100 km/h, a distância de travagem e a velocidade.

Pode, depois, um curso num catálogo e aprender mais sobre as suas funcionalidades ou partilhar os trilhos favoritos com toda a “Comunidade Jeep” e com os utilizadores da aplicação Jeep Skills. Dependendo do desempenho de condução e dos objetivos alcançados nos percursos escolhidos, pode ganhar emblemas diversificados de acordo com a dificuldade da proeza. Todos os prémios conquistados são registados numa página específica, uma espécie de montra virtual.

Os preços do Renegade começam nos 21.500 euros do Sport 1.0 Turbo 4×2 caixa manual e terminam nos 41.217 euros do Trailhawk 2.0 Multijet 170 4×4 Automático, passando pelos 25.500 euros do Limited 1.0 Turbo 120 4×2 e os 25.858 euros do Sport 1.6 Multijet 120 CV 4×2. No total, são 16 as variantes disponíveis do Jeep Renegade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)