Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

Jeep Gladiator é a “pick up” da marca americana que todos aguardavam

By on 15 Novembro, 2018

O modelo que cumpre o regresso da Jeep às “pick-up” bebe inspiração no protótipo Gladiator revelado em 2005 e herda o nome do modelo lançado em 1960.

A base é o Wrangler, o estilo também é semelhante ao modelo que enraíza as características da marca Jeep. Naturalmente que sendo uma “pick-up”, o Gladiator tem diferenças assinaláveis a partir do pilar A, com portas diferentes e, depois, uma caixa de carga enorme com 1,5 metros de comprimento que tem olhais de ancoramento e até uma tomada de força e ficha de energia.

Atrás, o estilo é muito diferente o que não espanta devido à forma da carroçaria. As cavas das rodas são alargadas para fazer par com os alargamentos da frente. O tejadilho é removível, tal como sucede com o Wrangler, permitindo que desta forma a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) possa afirmar que este é o “único 4×4 pick-up descapotável”. Estão disponíveis vários tipos de tejadilhos, “soft” ou rígidos.

A gama de motores do Wrangler é igual à do Gladiator, exceto o bloco 2.0 litros com quatro cilindros. O motor de lançamento é um V6 de 3.6 litros com 285 CV e 352 Nm de binário, ao qual pode ser acoplada uma caixa manual de seis ou uma unidade automática de 8 velocidades.

A partir de 2020, o Gladiator contará com o V6 Ecodiesel com 3.0 litros com 263 CV e 598 Nm de binário, estando disponível apenas com caixa automática de 8 velocidades. O Gladiator estará equipado com todos os sistemas da Jeep tais como o “Command-Trac” e o “Rock-Trac”, os eixos Dana 44 e os diferenciais dianteiro e traseiro bloqueáveis. Como opcional estará um diferencial autoblocante traseiro e pneus de 33 polegadas. Já sobre a suspensão, a Jeep não revelou muito até porque todo o material, inclusive o press release sobre o carro, foi divulgado antecipadamente pelo Forum Jeep Gradiator. Nesse documento refere-se que o Jeep Gradiator terá uma capacidade de reboque de 3470 quilogramas e uma capacidade de carga de 725 quilogramas. O carro será apresentado no Salão de Los Angeles, a realizar-se no dia 28 de novembro e as vendas do Gladiator iniciar-se-ão no início de 2019. Desconhece-se quando é que o Gladiator chega à Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)