i5 Flow NOSTOKANA: O BMW que muda de cor
O BMW Group apresentou o BMW i5 Flow NOSTOKANA na feira de arte Frieze Los Angeles, combinando arte com inovação. Criado em colaboração com a artista sul-africana Esther Mahlangu, este veículo único apresenta a tecnologia de mudança de cor da BMW e secções de filme animadas eletronicamente. Apenas uma obra de arte, mas que mostra o potencial da personalização dos veículos para o futuro.
O automóvel presta homenagem ao BMW Art Car de Mahlangu de 1991 e celebra o seu legado como a primeira mulher africana a conceber um automóvel. Adrian van Hooydonk, diretor de Design do BMW Group, descreve-o como uma fusão de arte, design e tecnologia, onde a própria tecnologia se torna arte.
Os padrões geométricos e as cores característicos de Mahlangu dão vida à inovadora tecnologia Flow, tornando o BMW i5 numa obra de arte dinâmica. A colaboração mostra como a tecnologia moderna pode melhorar a arte tradicional e alcançar novos públicos.
O BMW i5 Flow NOSTOKANA, que recebeu o nome do primeiro filho de Esther Mahlangu, apresenta secções de filme animadas eletronicamente no tejadilho, capot, secção traseira e laterais. Estas secções utilizam a tecnologia E Ink, com milhões de microcápsulas capazes de mudar de cor e padrão quando é aplicada uma tensão elétrica.
O automóvel incorpora também um som especialmente composto por Renzo Vitale, que combina elementos da paisagem sonora da marca BMW com os da cultura sul-africana Ndebele. Com 1.349 secções de película controladas individualmente, o automóvel reproduz com precisão a intrincada ornamentação de Mahlangu.
Desenvolvida em parceria com a E Ink, a tecnologia representa o compromisso do BMW Group para com a inovação na tecnologia de mudança de cor. Embora os avanços tenham progredido rapidamente, o BMW i5 Flow NOSTOKANA continua a ser, para já, uma criação única.
0 comentários