Hyundai e Kia vão adotar tejadilho com painéis solares que recarregam a bateria
O grupo coreano está a ultimar o desenvolvimento de três sistemas diferentes de carregamento solar para modelos elétricos, híbridos e com motores de combustão interna.
Será já a partir do próximo ano que alguns modelos da Kia e da Hyundai vão receber tejadilhos com painel solar integrado para recarregar baterias. E serão para todos os tipos de propulsão, naturalmente, com tarefas diferentes. Se o Toyota Prius já utiliza essa tecnologia e outros modelos também, será a primeira vez que um veículo com motor de combustão interna utilizará este tipo de carregamento.
O primeiro tipo de painel solar e que chegará, já, em 2019, destina-se aos modelos híbridos. Capaz de recarregar a bateria entre 30 a 60% durante o dia, dependendo do estado do tempo. O veículo pode usar essa energia acumulada para reduzir as emissões e aumentando a economia e baixando as emissões de CO2.
O segundo tipo de painel solar está desenhado para os veículos de combustão interna e utiliza um tejadilho semi transparente que recarrega a bateria do veículo. O terceiro tipo de painel será para os modelos elétricos, sendo que aqui os painéis surgem no tejadilho e no capô para maximizar o armazenamento de energia,
Todos utilizam painéis de silicone que geram até 100 W de eletricidade que, depois, é canalizada, através de um controlador que otimiza as suas características, para a bateria.
Segundo anunciou o patrão do departamento de engenharia do grupo Hyundai, “estes painéis são apenas uma das muitas tecnologias geradoras de eletricidade que vamos introduzir nos nossos veículos.”
0 comentários