Hyundai e Giugiaro fazem ‘renascer’ o Pony Coupe Concept
Uma ainda ‘jovem’ Hyundai recorreu ao designer de automóveis italiano Giorgetto Giugiaro, para criar os seus primeiros automóveis de forma independente para o mercado mundial, no início da década de 70 do século passado. Giugiaro, que tinha começado a sua carreira no bem conhecido estúdio Bertone, apresentou o concept do Pony Coupe, que fez a sua estreia no Salão Automóvel de Turim em 1974. Infelizmente, devido aos problemas económicos da época, nunca chegou a ser produzido nenhum modelo a partir do concept apresentado, mas pode ser visto a inspiração do trabalho do Pony Coupe no DeLorean DMC 12, saído do estúdio da Italdesign de Giorgetto Giugiaro, que foi produzido entre 1981 e 1982.
Não se sabe ao certo o que aconteceu ao concept original, mas ao aproximar-se os 50 anos da sua revelação, a Hyundai associou-se novamente a Giugiaro e ao seu filho Fabrizio para recriar o protótipo original.
Recentemente apresentado durante a primeira edição da Hyundai Reunion, realizada na histórica Villa Pliniana, no Lago Como, em Itália, o ‘novo’ Pony Coupe Concept mantém-se fiel ao original com um design angular distinto. Mantém as especificações exatas do original: tração traseira, propulsionada por um motor de quatro cilindros de 1,2 litros com 82 cv de potência às 6000 rpm e mede 4080 mm de comprimento, 1560 mm de largura e 1210 mm de altura.
No evento, a Hyundai também apresentou o seu concept N Vision 74, que foi inspirado no Pony Coupe Concept. Estes dois veículos representam uma linhagem partilhada entre o passado e o futuro da empresa, ilustrando a continuação da sua ambição de ser inovadora e ousada.
“Apesar do mau ambiente industrial dos anos 70, o meu avô e Presidente Fundador da Hyundai, Ju-young Chung, dedicou-se de alma e coração à reconstrução da economia coreana e à melhoria das condições de vida da população após a devastadora Guerra da Coreia. Finalmente, concretizou a sua visão de fazer da Coreia um país capaz de desenvolver os seus próprios veículos com perfeição”, afirmou Euisun Chung, Presidente Executivo do Hyundai Motor Group. “Expresso a minha sincera gratidão a todos os que, tanto em Itália como na Coreia, desempenharam um papel fundamental no sucesso do Pony.”
O N Vision 74, que estreou em 2022, é mais do que um vulgar protótipo. É o veículo de desenvolvimento “Rolling Lab” híbrido a hidrogénio da Hyundai N. O seu design foi inspirado no Pony Coupe Concept de 1974 e incorpora a visão futura da empresa para a mobilidade sustentável. O N Vision 74 apresenta algumas das tecnologias mais avançadas da empresa, com motores duplos independentes à esquerda e à direita no eixo traseiro, uma potência de 680 cv e uma aceleração de menos de 4 segundos dos 0 aos 100 km/h. A energia é fornecida por uma pilha de células de combustível de hidrogénio de 85 kW na frente, uma bateria de iões de lítio de 62 kWh entre o condutor e o passageiro e dois depósitos de hidrogénio de 2,1 kg na traseira para proporcionar autonomia de quase 600 km.
0 comentários