Hyundai apresenta o Nexo, um novo SUV movido a hidrogénio
A Hyundai apresentou ontem, no CES em Las Vegas, o Nexo, um SUV eléctrico equipado com tecnologia fuel cell de última geração desenvolvida pelo construtor coreano.
O Nexo, o segundo modelo FCEV da Hyundai, assenta numa plataforma própria e apresenta uma autonomia superior à do seu antecessor, o Tucson FCEV / ix35. De acordo com testes americanos, a autonomia do Nexo é de 596 km, mais 170 km que a do Tucson. O ciclo europeu NEDC aponta para um alcance de 800 km.
De acordo com a Hyundai, o novo SUV será referência no seu plano para “intensificar o desenvolvimento de veículos de baixas emissões, estando em conformidade o com o objectivo de lançar 18 modelos ecológicos no mercado mundial até 2025”. O Nexo representará o “estandarte tecnológico” da “crescente gama de veículos amigos do ambiente” da Hyundai. Será comercializado em mercados seleccionados ainda este ano.
O novo SUV ecológico incorpora uma variedade de avançados sistemas de assistência à condução, como por exemplo monitor de ponto cego, câmaras transmitem imagens vídeo do exterior do veículo para um ecrã central no momento de mudança de faixa; Lane-following assist, mantém o veículo centrado na sua faixa de rodagem; Highway-driving assist, através de sensores e mapas digitalizados, este sistema ajusta a velocidade em condições específicas de forma a promover a segurança durante viagens longas e Smart-parking assist, que confere ao SUV a capacidade de sair do lugar onde está estacionado sem o condutor no seu interior, de acordo com a Hyundai, basta pressionar num botão e o sistema estaciona o automóvel autonomamente.
O veículo é muito silencioso, todas as peças móveis estão instaladas no compartimento do motor, o que circunscreve potenciais fontes de ruído a essa secção. A bateria está localizada na mala e o motor de 120 kW (160 cv) permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,9 segundos. A capacidade de arranque em frio foi melhorada, o Hyundai Nexo, que foi submetido a rigorosos testes no Alaska e na Suécia, pode ser accionado em temperaturas inferiores a -25º Celsius.
O Nexo servirá de veículo de testes para a tecnologia de condução autónoma da Hyundai, actualmente em fase de desenvolvimento através de uma parceria com a Aurora, uma empresa de Silicon Valley. Será lançado nos EUA ainda este ano.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários