Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

Hyundai abre novo Centro de Dados na China

By on 28 Setembro, 2017

Hyundai – Liderança na Mobilidade Conectada

A Hyundai abriu o seu primeiro Centro de Dados mundial na província de Guizhou na China, para reunir e analisar grandes volumes de dados recolhidos dos automóveis conectados da empresa. Esta nova instalação permitirá à marca expandir significativamente os recursos de I&D nos automóveis conectados, dar seguimento às projeções da marca e potenciar negócios na China. O Centro de Dados na China estabelece uma base para construir uma operação Car Cloud focada no mercado da China, uma vez que a Hyundai planeia potenciar o conhecimento em tecnologias de automóveis conectados proveniente de anos de experiência na operação Car Cloud da Hyundai na Coreia, criada em 2013.

A Hyundai tem ainda grandes expectativas para o Sistema Operativo de Conexão com o automóvel (ccOS) e a Plataforma Automóvel de Serviços conectados (ccSP) desenvolvidos pela empresa. Aproveitando estas tecnologias, a empresa pretende incentivar a criação de serviços para automóveis conectados adaptados aos clientes chineses.

O Sistema ccOS da Hyundai otimiza velocidade de transmissão e receção de informação no veículo, enquanto que a plataforma ccSP facilmente conecta o condutor aos serviços de internet IoT (Internet of Things). Para além de monitorizar os padrões de condução dos condutores, o centro irá monitorizar e diagnosticar potenciais problemas, oferecendo atualizações de software frequentes aos veículos.

Localizada no epicentro nacional da China para tratamento de dados – a província de Guizhou na Capital Guian – o Centro de Dados da Hyundai cobre uma área de 1200m2, partilhando um edifício de 5 pisos com o maior fornecedor de internet da China, a Baidu. Guian é uma das cidades com maior crescimento da China e já acolhe grandes empresas de tecnologia como a Apple, Alibaba e IBM.

O Centro está estrategicamente localizado para aproveitar o acesso às empresas locais de tecnologia, como a Unicom, para desenvolver, analisar e processar numerosos fluxos de dados posicionando a Hyundai na vanguarda da revolução automóvel no que respeita ao tratamento de dados.

“O know-how da Hyundai na análise de grandes volumes de dados aliado ao forte impulso da província de Guizhou no que respeita a tratamento de dados, irá certamente acelerar o desenvolvimento de tecnologias em automóveis conectados bem como permitir, da melhor forma, satisfazer as necessidades dos nossos clientes.” comentou Seung-Ho Hwang, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Divisão de Inteligência Automóvel da Hyundai. “Ao operacionalizar com sucesso as nossas novas instalações na China, definiremos novos padrões para tratamento de dados na indústria posicionando a empresa como líder de novas tecnologias no setor automóvel.”

Liderança em veículos conectados prossegue na China

A abertura das instalações de Guian é o primeiro passo para a criação de uma rede global de plataformas de dados, desenvolvidas a partir do Centro de Dados da Hyundai em Uiwang, na Coreia do Sul, que foi inaugurado em 2013. Com início de operações das instalações de Uiwang, a empresa estabeleceu também um grupo de “Cientistas de Dados”, que continuam a desempenhar um papel fulcral no desenvolvimento e melhoria das capacidades das aplicações de dados.

O Centro de Dados na China representa um marco importante para a Hyundai no que diz respeito à melhoria das suas competências de tratamento de dados, já que a empresa pretende expandir a sua rede de centros de dados a nível global nos próximos anos.

Colaboração com a China Unicom

A somar à abertura do Centro de Dados, a Hyundai assinou um acordo com a China Unicom, a segunda maior operadora de telecomunicações na China, para em conjunto desenvolverem uma plataforma de análise preditiva. Com a experiencia da China Unicom na recolha e análise de dados, a Hyundai espera que este acordo acelere e enriqueça os seus esforços em melhorar a vidas dos seus clientes.

Criar parcerias estratégicas com empresas líderes mundiais em tecnologia é essencial para que a Hyundai lidere a revolução digital automóvel, conforme planeado. Em 2016 a Hyundai fez uma parceria com a Cisco, com o principal objetivo de criar veículos inteligentes híper-conectados que incluam os mais seguros e avançados sistemas de condução autónoma no mercado. Mais recentemente, em junho deste ano, a Hyundai anunciou a sua parceria com a Baidu, um acordo que lhe permitiu tornar-se no primeiro construtor automóvel a equipar os veículos do mercado chinês com tecnologias Baidu, nomeadamente a navegação conectada MapAuto e o reconhecimento de voz Duer OS Auto.

Em 2016, o Grupo Hyundai Motor apresentou o seu plano para o desenvolvimento de automóveis conectados pela primeira vez, abrindo caminho a inovações na conectividade automóvel. O grupo anunciou ainda os seus planos para colaborar com empresas líderes globais em IT e networking para desenvolver o concept para “Veículo Inteligente e Híper-Conectado”, focando a pesquisa e desenvolvimento no objetivo de proporcionar aos clientes novos valores e eficiências.

O “Veículo Inteligente e Híper-Conectado” vai além da convergência das tecnologias de comunicações e de o automóvel se tornar num “Computador de Alta-Performance sobre rodas”. Este é um concept que irá conectar o automóvel com outros veículos, o escritório e a própria cidade. Por outras palavras, a Hyundai pretende conectar o Automóvel à vida das pessoas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)