Honda Civic Type R estabelece recorde no circuito do Estoril
A Honda estabeleceu um novo recorde com viatura de produção de tração dianteira de 2 minutos e 01.84 segundos no circuito Estoril em Portugal. O hatchback de alta performance conduzido pelo piloto Honda WTCR, Tiago Monteiro.
A icónica pista do Estoril tem 4,2 km de comprimento, duas curvas fechadas, uma chicane difícil e uma reta principal muito longa, o que significa que os condutores experimentam uma variedade de velocidades invulgarmente ampla ao longo da volta. Por isso, recompensa viaturas que tenham uma grande amplitude de habilidade, combinando aceleração rápida com condução excecional. O Civic Type R mostrou-se extremamente adaptado ao circuito, com seu velocíssimo motor VTEC TURBO de 320 CV e os sofisticados sistemas de suspensão e direção, proporcionou uma condução rápida e estável, enquanto Monteiro se preparava para um novo recorde de volta de tração dianteira.
Falando sobre o recorde estabelecido, Tiago Monteiro disse: “Nós viemos aqui com o objetivo de bater o recorde previamente estabelecido, mas não podes nunca levar algo como garantido – quer dizer, é um recorde de volta por isso não é um feito fácil. Tens de ter extrema confiança no carro para atacar o circuito do Estoril, o novo Type R é tão poderoso, suave e inspirador de confiança. Batemos o recorde, na verdade, esmagamos o recorde”.
Sobre o Próprio Type R, acrescentou: “O Type R é muito estável, tem boa eficiência de travagem e um motor espetacular, que parece que estás a conduzir um carro de corrida – na pista é fácil de esquecer que é uma viatura de estrada, mas depois podes conduzi-lo para casa”
“O novo Type R é uma grande evolução. Quer dizer, estamos a falar de um carro totalmente diferente em termos de design, aero, suspensão, geometrias, motor, mas acima de tudo a sensação de condução do carro.”
O novo recorde no Estoril é o quarto recorde da volta de tração dianteira estabelecido pela Honda em 2018. O Civic Type R também reivindicou recordes de volta em Silverstone, Spa-Francorchamps e Magny-Cours. Até agora, em 2018, a Honda superou os tempos estabelecidos em todos estes circuitos.
O empenho espelhou um esforço semelhante da Honda em 2016 com a geração anterior do Type R, que definiu tempos de referência da tração dianteira em Estoril, Hungaroring, Silvertone e Spa-Francorchamps. O Type R Challenge 2018 começou a partir do registo de volta de viatura de produção de tração dianteira estabelecido pelo Civic Type R em Nürburgring Nordschleife, onde registou um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos em abril de 2017.
O mais recente automóvel a ostentar o famoso ‘H vermelho’ faz parte do novo programa de desenvolvimento do Civic, de décima geração – o maior da história da Honda – e foi desenvolvido para oferecer a condução mais agradável no segmento hot hatch, tanto na estrada como em pista. O Novo Honda Civic Type R incorpora um chassis leve, altamente rígido, baixo centro de gravidade e um sofisticado sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que reduz a direção de viragem e aperfeiçoa as curvas no limite.
0 comentários