Hackers conseguem desbloquear funcionalidades da Tesla
A Tesla desde o início da produção dos seus veículos que apostou na modalidade de subscrição de funcionalidades. Mas um grupo de Hackers conseguiu desbloquear essas funcionalidades, o que deixa antever um novo mercado.
Há poucos dias referíamos o acesso por subscrição a funcionalidades dos veículos como uma nova moda que tem tudo para ganhar tração, pela vantagem que traz às marcas e pela forma como o mercado está a reagir à tecnologia (com cada vez mais subscritores). A Tesla foi das primeiras a apostar nesse tipo de acesso. Por exemplo, quer ter bancos aquecidos. Pode ter de subscrever essa funcionalidade para ter acesso. Antes, escolhia o que queria no carro e pagava. Agora pode comprar um carro e dar mais para ter a funcionalidade desbloqueada. Mas nisto da tecnologia há sempre alguém para dar a volta.
Um grupo da Universidade Técnica de Berlim conseguiu desbloquear todas as funcionalidades explorando uma falha no computador do carro.
Eles planeiam revelar o resultado da sua exploração numa apresentação chamada “Jailbreaking an Electric Vehicle in 2023 or What It Means to Hotwire Tesla’s x86-Based Seat Heater” na próxima semana. O hack requer acesso físico ao carro e envolve um “ataque de injeção de falha de tensão” no sistema de infoentretenimento baseado. Em última análise, o grupo acredita que pode desbloquear praticamente todas as funcionalidades bloqueadas por software dentro dos veículos Tesla, até mesmo a condução totalmente autónoma, embora acreditem que isso exigiria mais alguma engenharia inversa.
Há aqui um mercado paralelo que pode ganhar força e há também questões de segurança. Com tanta informática nos carros da atualidade, ninguém nos garante que os sistemas estão a salvo de ataques informáticos. As marcas terão de olhar para isto com muito cuidado, correndo o risco de verem os seus produtos atacados ou pirateados, o que pode, em última instância, colocar a segurança das pessoas.
0 comentários