Habitáculos de veículos comerciais do futuro estão a ser desenvolvidos em Portugal
O FACS (Future Automotive Cockpit & Storage) é um projeto europeu que reforça a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na indústria automóvel.
No passado dia 27 de outubro, foram apresentados na Simoldes Plásticos, em Oliveira de Azeméis, os produtos criados através do projeto FACS (Future Automotive Cockpit & Storage). O principal objetivo deste projeto europeu é desenvolver o cockpit do futuro para os novos modelos de veículos comerciais ligeiros. Estes desenvolvimentos irão permitir integrar no cockpit dos veículos profissionais funcionalidades centradas no utilizador e fortemente inovadoras, sustentáveis e diferenciadoras face a tudo o que atualmente existe no mercado mundial.
Resultaram deste projeto um novo painel de porta, armazenamento de teto e quadro de bordo, completamente inovadores, apostando nos conceitos de modularidade para serem adaptados a qualquer tipo de utilizador, e tendo em conta o futuro dos carros autónomos em que o condutor necessitará do cockpit não apenas para conduzir, mas também para o trabalho ou o lazer.
Os novos produtos destacam-se pela sua elevada capacidade de arrumação e adaptabilidade face aos atuais comercializados. Por exemplo o triângulo de segurança passará a estar localizado na lateral da porta o que facilita o acesso a este em caso de avaria ou acidente. Por outro lado, o armazenamento de teto permite agora a sua posição ser ajustada para melhorar o conforto do utilizador.
Já o quadro de bordo destaca-se pela sua modularidade, permitindo aos utilizadores ajustarem o cockpit às suas necessidades, desde o modo de condução tradicional, até um escritório em movimento. Sendo especialmente desenhado para os veículos de condução autónoma, este permitirá ao condutor ver filmes e ter acesso a conteúdos digitais no painel de instrumentos. O lado do passageiro poderá ir desde o tradicional porta luvas até um mini frigorífico integrado, ou uma estação de trabalho ou lazer.
Este projeto, cofinanciado pelo programa de incentivos Portugal 2020, através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, contou com a participação de várias entidades.
A Simoldes Plásticos, promotor desta iniciativa, liderou o projeto, participou no desenvolvimento do produto, e enquanto fornecedor de componentes plásticos, foi o especialista técnico e industrial que definiu a arquitetura do cockpit.
O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento desenvolveu com a Simoldes Plásticos os componentes do cockpit, desde o design por computador e a engenharia das peças, até a prototipagem das soluções, tanto com protótipos físicos como virtuais.
A Direção de Investigação e Engenharia Avançada (DRIA) do grupo Stellantis colaborou no consórcio, através da orientação técnica e da definição da engenharia do produto, enquanto a unidade de produção de Mangualde da Stellantis identificou os impactos que a evolução do cockpit tem no processo de produção e na cadeia logística, e estudou as soluções de industrialização baseadas nos princípios da Indústria 4.0.
A ESAD-IDEA, o centro de investigação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), apoiou a Simoldes Plásticos no levantamento das experiências dos utilizadores nos estudos iniciais e na conceção e propostas de design de novos produtos para o interior do cockpit do veículo.
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