Há uma marca que faz descontos, há outras que a criticam…
É sempre interessante ouvir ‘soundbites’ de várias proveniências, pois ajudam sempre a perceber melhor o que se está a passar em determinado contexto, e neste caso, temos por parte de um CEO de um grande grupo construtor automóvel a criticar indiretamente a política de preços de outra marca, alertando para os perigos que isso pode trazer no futuro.
Ponto prévio: qualquer declaração de um responsável, olha sempre primeiro para o interesse pessoal e só depois para o global, a não ser que seja comum.
Neste caso, Ralf Brandstatter, o CEO das operações do Grupo Volkswagen na China, mostrou-se preocupado com o crescimento rápido do mercado de carros elétricos, alertando para questões que, diz, acabarão por prejudicar o consumidor.
Mostra-se muito crítico em relação aos recentes cortes de preços – não se referindo à Tesla, mas a mensagem é claramente para a marca norte americana – “a concorrência feroz levou a grandes descontos nos preços nos últimos meses, mas isto acaba por prejudicar os interesses dos consumidores”, alegando que os carros que comprar irão desvalorizar porque a marca passou a vendê-los mais baratos e o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, acrescenta que o fabricante alemão não vai entrar numa guerra de preços.
Para já o único facto é a subida vertiginosa das vendas da Tesla no segundo trimestre deste ano, na sequência dos seus cortes nos preços. A relação é direta e evidente.
Por outro lado, assegura que a VW vai continuar a concentrar-se no mercado dos motores de combustão interna, que ainda faz muito sentido, incluindo os híbridos e plug-in.
Vamos ver como tudo evolui, o certo é que a pressão para os construtores ‘históricos’ é muito grande, especialmente por ninguém saber qual é o caminho mais válido, e certo.
Qual é o caminho certo?
Essa é a questão que não vale milhões. Vale muitos milhares de milhões…
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