H1st vision, um concept car centrado nas pessoas
O consórcio Software République foi criado por seis empresas francesas – Atos, Dassault Systèmes, Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales – e estabelece objetivos claros para ajudar a criar um ecossistema europeu para uma mobilidade sustentável e segura. Pretende lançar 10 novos serviços e produtos, incubar 50 ou mais startups e oferecer serviços em mais de 50 locais diferentes em todo o mundo até 2025, tendo lançado hoje o seu primeiro concept em colaboração com todas as entidades: o H1st vision (Human First vision).
Apresentado durante a exposição Viva Technology 2023, o H1st vision é uma espécie de evolução do Renault Scenic Vision, o Concept Car apresentado em 2022 pela Renault e que anunciava a chegada de um novo modelo da Scénic.
Com “20 inovações concretas e operacionais”, este veículo físico tem uma réplica virtual onde comunicam sistemas atualmente independentes. As 20 inovações estão centradas nas pessoas e todas operacionais que pretendem ter como objetivo cuidar do condutor, dos seus passageiros e dos outros utilizadores na estrada.
O H1st vision apresenta um controlo de acesso biométrico que descarta a utilização de chave para aceder ao veículo. Tem ainda uma maior autonomia e carregamento mais rápido do veículo, assim como um monitor e assistente do estado de saúde do condutor e do veículo.
Foi desenvolvido por uma equipa de 100 pessoas num período de seis meses
Explica Eric Feunteun, Diretor de Operações da Software République, que “o concept car H1st vision é um objeto conectado, físico e virtual, que demonstra um método robusto de colaboração entre os parceiros e a forma como as tecnologias da Dassault Systèmes, Orange, ST Microelectronics, Grupo Renault e Thales se complementam para construir a mobilidade do futuro”.
0 comentários