GreenNCAP deu melhor nota a um veículo Diesel do que a um mild-hybrid
Se na escolha do seu próximo veículo a questão ambiental pesa, vai ter de fazer uma pesquisa exaustiva, pois os mais recentes dados da GreenNCAP mostram conclusões interessantes. A Green NCAP é uma iniciativa independente que promove o desenvolvimento de automóveis não poluentes, energeticamente eficientes e não prejudiciais para o ambiente e quis mostrar o progresso dos veículos elétricos com um comparativo.
O primeiro dos carros testados na edição deste mês foi o Volkswagen ID.5 Pro Performance, que oferece 150 kW (pouco mais de 200 CV) e está equipado com uma bateria elétrica de 77 kWh. Apesar de o carro pesar mais de 2.100 kg devido a esta enorme bateria, a eficiência que demonstra revelou-se impressionante. Os valores de consumo registados estão entre os mais baixos medidos até agora pelo Green NCAP. A bateria de grandes dimensões permite que o veículo percorra cerca de 500 km, de acordo com os dados oficiais. Ao carregar com 11 kW, a eficiência global desde a rede até a saída da bateria é de uns impressionantes 91,1%. O VW ID.5 revela o progresso feito pela mais recente tecnologia de veículos elétricos e atinge facilmente uma pontuação média de 96% e 5 estrelas.
O dado mais curioso está no segundo carro mais “verde” da edição deste mês. O BMW 220d a diesel é um Coupé desportivo. Apesar do seu grupo motopropulsor convencional, o BMW impressionou com o seu desempenho no Índice de Ar Limpo, especialmente com o seu controlo altamente eficiente e robusto das emissões de partículas. Nos testes mais exigentes, as emissões de NOx são ligeiramente elevadas, mas permanecem bem abaixo dos limites do Green NCAP. O veículo faz uma excelente utilização da sua unidade diesel em termos de eficiência. Mesmo com a sua elevada potência e peso, o BMW necessita apenas de cerca de 5 litros por 100 km nos testes Cold e Warm Lab (a frio e quente), 4,8 l/100 km no On-Road Drive standard (teste de estrada normalizado) e 6,3 l/100 km no teste Highway (autoestrada). Com uma Pontuação Média de 55%, o BMW 220d Coupé obteve 3 Estrelas Verdes. Mais do que o Mercedes-Benz Classe C C180.
Tratando-se de berlina mild-hybrid com um motor a gasolina de 1,5 litros turbo, o sistema mild-hybrid de 48 volts do C180 não ajudou a reduzir substancialmente os níveis de consumo ou as emissões de CO2. Segundo o GreenNCAP, esperados valores de consumo entre 6 e 8 l/100 km, consoante a situação de condução. Os valores de consumo reflectem-se nas suas emissões de CO2, o que limita os seus resultados no Índice de Gases com Efeito de Estufa a 3/10. No entanto, as emissões poluentes são geridas de forma robusta, apesar de necessitarem de algumas melhorias. O C180 termina com uma Pontuação Média de 46% e 2½ Estrelas Verdes.
Mesmo o Dacia Sandero Stepway TCe 90 obteve uma pontuação acima da média de 6,1/10 no Índice de Ar Limpo. O consumo de gasolina é de cerca de 5,7 l/100 km no On-Road Drive standard (teste de estrada normalizado) e, no pior dos casos, de 7,8 l/100 km no exigente teste em autoestrada, o que resulta num Índice de Eficiência Energética de 4,8/10. Com uma Pontuação Média de 47%, o Sandero Stepway ganha 2½ Estrelas Verdes, ligeiramente acima do C180.
Assim, o facto de ter um carro híbrido não significa logo à partida que tem um carro mais “verde”. Há muitas condicionantes a ter em conta.
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