Gordon Murray Automotive: Revelados os nomes dos 25 chassis T.50s Niki Lauda, com referência portuguesa
A Gordon Murray Automotive (GMA) revelou os nomes dos 25 chassis T.50s Niki Lauda, em homenagem ao legado de Gordon Murray nas corridas.
Cada um dos T.50s, apenas para pista, comemorará as primeiras 24 vitórias de Murray em Grandes Prémios e uma vitória especial numa corrida de resistência. Os nomes dos chassis correspondem às datas destas vitórias em circuitos icónicos. O anúncio precede a estreia dinâmica do protótipo T.50s Niki Lauda no Circuito Automóvel de Goodwood, onde será apresentado juntamente com o carro de testes, o T.33 “James”.
Já atribuídos aos seus proprietários, cada um dos chassis T.50 tem um tema cronológico, começando com a primeira vitória de Murray numa corrida – 1974 África do Sul em Kyalami- e continuando com cada vitória subsequente em locais únicos: 1974 EUA em Watkins Glen; 1975 Brasil em Interlagos; 1975 Alemanha em Nürburgring; 1978 Suécia em Anderstorp; 1980 Itália em Imola; 1980 Holanda em Zandvoort; 1981 Argentina em Buenos Aires; 1982 Monte Carlo no Mónaco; 1982 Canadá em Montreal; 1983 Brasil no Rio; 1983 Itália em Monza; 1983 Reino Unido em Brands Hatch; 1984 EUA em Detroit; 1985 França em Paul Ricard; 1988 México na Cidade do México; 1988 Reino Unido em Silverstone; 1988 Bélgica em Spa; 1988 Portugal no Estoril; 1998 Espanha em Jerez; 1988 Japão em Suzuka; 1988 Alemanha em Hockenheim; 1988 Hungria em Hungaroring; 1988 Austrália em Adelaide; 1995 França em La Sarthe.
O evento irá homenagear Niki Lauda, com quem o T.50s partilha uma ligação única através do icónico Brabham BT46B ‘Fan Car’ que Lauda conduziu para a vitória em 1978. Concebido por Gordon Murray durante o seu tempo na Brabham, o BT46B revolucionou a Fórmula 1 com o seu inovador sistema de ventoinha de efeito de solo, assegurando uma vitória dominante antes de ser retirado para manter a integridade do campeonato.
No Goodwood Members’ Meet, a Gordon Murray Automotive (GMA) apresenta modelos históricos que influenciaram o design e o espírito de engenharia de todos os produtos GMA. Estes modelos representam inovações nas corridas e utilização pioneira de materiais, inspirando os supercarros modernos da GMA.
O T.50s Niki Lauda, uma variante do T.50 apenas para pista, pesa menos de 900 kg e tem 772 cv, proporcionando uma experiência de condução em pista sem paralelo com o seu motor GMA V12 a 12.100 rpm. Com um novo monocoque e painéis de carroçaria em fibra de carbono, o T.50s tem um preço de 3,1 milhões de libras e gera até 1.200 kg de força descendente com a sua asa delta larga e melhorias aerodinâmicas. O T.33, que pesa apenas 1.090 kg, dá prioridade à agilidade e à capacidade de resposta, alimentado pelo motor Cosworth GMA.2 V12 de 617 cv que atinge as 11.100 rpm.
Baptizado James, o carro de testes T.33 dá continuidade a uma tradição que remonta aos tempos da McLaren de Gordon Murray, com mulas anteriores batizadas com nomes de reis ingleses.
Linha completa de exposição da GMA no Goodwood Members’ Meet
- 1967 IGM T.1 – O primeiro modelo desenhado e construído por Gordon para correr na África do Sul em 1967 e 1968, antes de se mudar para o Reino Unido.
- 1972 Duckhams Ford LM – Murray foi abordado pelo piloto de corridas Alain de Cadenet para conceber um protótipo de 3 litros para um ataque britânico a Le Mans em 1972. Com o apoio da empresa petrolífera Duckhams, Murray concebeu e construiu o carro como um trabalho de lazer em seis meses. Apesar de um acidente apenas duas horas antes do final da corrida, o carro ainda conseguiu terminar em 12º na geral e em 5º na sua classe.
- 1974 Brabham BT44 – O BT44 tem um significado especial para Murray, uma vez que foi o seu primeiro carro a vencer uma corrida de Fórmula 1 (África do Sul, Circuito de Kyalami). O BT44 também teve um final de época de conto de fadas, com um primeiro e segundo lugar e a volta mais rápida em Watkins Glen.
- 1975 Brabham BT44B – Foram efetuadas alterações subtis ao BT44 para a época de 1975. O design do BT44B incluía o reforço da parte dianteira do monocoque e uma aerodinâmica mais cuidada. O carro conseguiu vitórias em Interlagos, no Brasil, e em Nürburgring, na Alemanha, contribuindo para o segundo lugar da equipa no Campeonato de Construtores.
- 1994 LCC Rocket – Pesando menos de 400 kg, o “Light Car Company Rocket” tinha um motor Yamaha de 145 cv e uma configuração de assentos em tandem. Esta combinação proporcionava uma relação peso-potência que excedia em muito até os supercarros mais potentes da altura, aliada a agilidade.
- 1995 McLaren F1 GTR – Este icónico supercarro de competição venceu as 24 horas de Le Mans em 1995. Murray adaptou o F1 normal adicionando um kit de carroçaria aerodinâmico, travões de carbono e suspensão reforçada, juntamente com as revisões elétricas e interiores necessárias para as corridas.
- T.50 PS4, PS1, ‘George’ – Abrangendo desde o primeiro carro-mula T.50, o ‘George’ baseado no Ultima, até aos carros de produção das Séries PS1 e PS4, a exposição T.50 demonstra o vasto espetro de desenvolvimento a que os veículos da GMA são submetidos no seu caminho para a produção total.
- T.50s Niki Lauda XP1 & XP2 – Os dois primeiros protótipos experimentais para os T.50s exclusivos para pista. Dario Franchitti conduzirá o XP1 no Circuito de Goodwood – a estreia dinâmica global do protótipo.
- T.33 mules ‘Henry’ & ‘James’ – As duas primeiras encarnações do futuro T.33, Henry e James, oferecem os primeiros indícios do desempenho do T.33 e do quão glorioso o seu motor V12 pode soar!
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