Goodyear está a trabalhar em soluções de mobilidade do outro mundo
Já passaram 53 anos desde que a missão Apollo 11 aterrou na Lua, pisando o seu solo com as botas dos astronautas, mas também com soluções fornecidas pela Goodyear. E agora, a história continua.
A Goodyear Tire & Rubber Company está a trabalhar em parceria com a Lockheed Martin, com o objetivo de desenvolver um novo veículo de mobilidade lunar. A tecnologia de pneus sem ar que a Goodyear desenvolveu e que já se encontra em utilização em diversas soluções de mobilidade, poderá agora ser adaptada para terrenos mais desconhecidos e adaptada para ser usada em veículos lunares. Depois da missão Apollo 11, a Goodyear continuou a trabalhar com a NASA, testando novos conceitos e soluções inovadoras, com este mesmo objetivo, pelo que já conta com uma considerável experiência neste tema.
“Tudo o que aprendemos com o fabrico de pneus para este ambiente de operação extremamente difícil irá ajudar-nos a fazer melhores pneus se mar na Terra”, referiu Chris Helsel, Vice-Presidente Senior, Global Operations e Chief Technology Officer da Goodyear. “Tal irá contribuir para o nosso objetivo final, de tornar possível a mobilidade onde quer que seja que esta tenha lugar. Igualmente importante, é uma honra escrever história com estas duas prestigiadas empresas, que sabem como dar passos de gigante na exploração e na mobilidade”.
Todos os rovers lunares Apolo foram construídos para serem utilizados durante apenas alguns dias, em distâncias inferiores a oito quilómetros dos seus locais de aterragem. Futuras missões irão necessitar de percorrer terrenos acidentados durante distâncias muito mais longas, ao mesmo tempo operando em temperaturas verdadeiramente extremas. Terão de ser desenvolvidas novas capacidades dos pneus, para anos de durabilidade e, inclusivamente, para que sobrevivam à noite, em que as temperaturas descem até aos 137 graus negativos, subindo, durante o dia, até aos 127 graus positivos.
As empresas já estão a fazer uso da experiência existente e dos testes virtuais avançados para evoluir o projeto. Estão a ser efetuados testes de pneus sobre rególito (solo lunar), e um avançado simulador de condução em ciclo, utilizado no desenvolvimento de veículos como a pick-up GMC Hummer EV e o Chevrolet Corvette, está a ser utilizado para oferecer aos engenheiros uma perspetiva de como um rover lunar, e os seus avançados pneus, irão trabalhar com um sexto da gravidade num terreno lunar acidentado e repleto de crateras.
“O programa Artemis da NASA, para viver e trabalhar na Lua, necessita claramente de veículos lunares, tanto conduzidos por astronautas, como também operados de forma autónoma, sem uma tripulação a bordo”, referiu Kirk Shireman, Vice-Presidente para as Campanhas de Exploração Lunar da Lockheed Martin. “Estamos a desenvolver esta nova geração de veículos de mobilidade lunar para que estejam à disposição da NASA, mas também de empresas comerciais, e até de outras agências espaciais, tanto para a ciência como para a exploração humana. Esta abordagem responde ao desejo da NASA, de que a indústria assuma a liderança através de esforços comerciais que permitam à agência ser um de muitos clientes”.
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