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Goodyear apresenta pneu “voador” em Genebra

By on 5 Março, 2019

Chama-se Goodyear Aero e é um pneu com duas funcionalidades: por um lado permite-nos conduzir em estrada, como os pneus de hoje em dia; por outro funciona como uma hélice para permitir aos automóveis voarem no futuro.

Numa explicação detalhada e técnica, em comunicado a marca

apresenta as várias características do pneu:

Design Multimodal: O

AERO é um conceito multimodal de rotor de inclinação. Servindo como um trem

motriz, para transferir e absorver forças para e a partir da estrada, numa

orientação tradicional, e como um sistema de propulsão de avião, para

proporcionar uma elevação, noutra orientação. Aplicado a veículos capazes de o

fazer, o AERO daria aos futuros passageiros a liberdade de se moverem da

estrada para o céu.

Estrutura não

pneumática: Os braços do protótipo proporcionam o apoio para suportar

o peso do veículo, ou atuam como lâminas de ventilador, para proporcionar

elevação quando o pneu esteja inclinado. Este pneu sem ar único utiliza uma

estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer os

impactos quando se conduz em estrada, e suficientemente resistente para girar

às elevadas velocidades necessárias para que os rotores criem uma elevação

vertical.

Propulsão magnética: O

protótipo AERO utilizaria a força magnética para proporcionar propulsão sem

fricção. Tal permitiria alcançar as elevadas velocidades de rotação necessárias

para conduzir o veículo no solo, e, quando a roda estivesse inclinada, para

levantar um veículo no ar e propulsioná-lo para a frente.

Deteção ótica: O

AERO faz uso de sensores de fibra ótica baseados em luz para monitorizar as

condições da estrada, o desgaste do pneu e a respetiva integridade estrutural.

Inteligência

Artificial: O protótipo também inclui um processador de I.A.

integrado, destinado a combinar a informação dos sensores do pneu com os dados

das comunicações veículo-veículo e veículo-infraestrutura. O processador de

I.A. analisa estes fluxos de dados para recomendar uma determinada ação

(permitir que um veículo se adapte a um modo de voo ou condução), e identificar

e resolver eventuais problemas relacionados com os pneus antes que estes

ocorram.”

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