VW Polo GTi 25 anos: Ensaio Teste
VW ID.3 GTX Performance: Início das pré-vendas

Geração 8 do VW Golf já tem imagem, perdão, desenho oficial

By on 10 Dezembro, 2018

A próxima geração do Golf será lançada em 2019 e já tem silhueta que deixa antever que vamos ter direito a mais uma evolução sem revolução.

A oitava geração do Volkswagen Golf destacar-se-á não pela revolução do estilo – o desenho divulgado deixa perceber isso, embora a frente vá beber inspiração no Touareg – mas pela tecnologia, nomeadamente, no que toca ao consumo de combustível, reduzidas emissões, conectividade e capacidade de condução autónoma, sendo que a VW vai incrementar o refinamento do carro, aproximando-o ainda mais do segmento superior e tentando descolar de toda a concorrência do segmento.

Voltando ao estilo, acredita-se que as linhas mais angulares do Polo sejam revisitadas no Golf. Porém, o estilo irá, uma vez mais, evoluir naquilo que foi construído até agora e não uma revolução como se poderia esperar. O novo Golf utilizará a plataforma MQB, mas estará pronto para utilizar a tecnologia de 48 volts para oferecer modelos híbridos ligeiros (o motor de arranque funciona, também, como motor/gerador) sendo quase certo que a versão GTI ou a mais radical R, utilizará uma versão desportiva deste sistema híbrido. A diversidade de combustíveis será uma realidade na oitava geração do Golf, pois anuncia-se a produção de versões alimentadas a gás natural comprimido. Fora de questão na gama Golf está um modelo elétrico, pois em 2020 chegará ao mercado a gama ID elétrica da Volkswagen e lá estará para vender um carro do segmento do Golf, puramente elétrico.

Como o AUTOMAIS deu conta há uns dias, a Volkswagen vai simplificar as suas gamas e por isso não haverá modelo de três portas, estando a casa alemã a ponderar se vale a pena lançar a carrinha. Esta indecisão está ligada ao sucesso dos SUV e crossovers. Ora numa altura em que está em marcha um plano de restruturação e de corte de custos, apostar na carrinha não é evidente. Além disso, a opitava geração do Golf está destinada a roubar clientes ao segmento acima, dai a suas maiores dimensões e maior qualidade, tudo acima da média do segmento.

Segundo informações recolhidas junto de pessoas próximas do projeto, o novo Golf terá uma maior distância entre eixos, vias mais largas e uma bagageira maior do que até agora e que deverá ser maior que a dos seus principais rivais.

No habitáculo, a VW oferecerá a maior ofensiva digital de sempre, praticamente desaparecendo os botões de controlo, sendo tudo feito em ecrãs sensíveis ao toque e capacitivos. Diz-se que a única coisa convencional e não digital dentro do Golf será o volante! Algumas modificações na plataforma MQB vão permitir reduzir, significativamente, o peso do carro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)