Geely lança Geometry, nova marca elétrica, com modelo rival do Tesla Model 3
Proprietária da Volvo, Lynk&Co, Lotus, Proton, Polestar, Smart e LEVC, , junta a todas elas o título de maior construtor chinês de veículos automóveis, a Geely acaba de lançar mais uma marca, totalmente elétrica, com o nome Geometry.
Singapura foi o palco para a revelação do Geometry A, berlina de quatro portas capaz de uma autonomia superior a 400 km no modo “Standard Range” ou 500 km no modo “Long Range”. Cifras que são medidas de acordo com o antigo protocolo NEDC. O primeiro tem uma bateria de 51.9 kWh, o segundo utiliza um pacote com 61,9 kWh, sendo de iões de lítio, fornecidas pela chinesa CATL.
Sendo, nas palavras da Geely, um rival do Model 3 da Tesla, o Geometry A começa por ter um estilo diferente do carro norte americano. Depois, no que toca à autonomia, o Model 3 Long Range com a bateria de 75 kWh, faz com uma só carga, 540 km, medidos segundo o mais real e preciso protocolo WLTP. Já o Model 3 “Standard”, com uma bateria de 50 kWh, tem uma autonomia de 352 km, também medidos sob o protocolo WLTP.
Segundo a Geely, o Geometry A tem um motor elétrico síncrono com 165 CV e 250 Nm, capaz de chegar dos 0-100 km/h em 8,8 segundos. Além disso, o modelo pode ser rapidamente carregado entre 30 a 80% em apenas meia hora. Como, a Geometry não referiu.
Mas a declaração mais forte da Geometry é afirmar que o A é o modelo mais seguro da sua categoria. Para sustentar essa afirmação, o carro está carregado de tecnologia oferecida de série como travagem autónoma de emergência com deteção de peões, controlo automático dos máximos, radar de monitorização do ângulo morto à frente e atrás, sensores de movimento atrás e à frente, alerta para mudança inadvertida de faixa, manutenção do veículo na faixa de rodagem, cruise control adaptativo e estacionamento com câmara 360 graus.
O carro tem cinco lugares, foi desenhado em Xangai pelo departamento de estilo da Geely e é descrito como um carro minimalista que foi esculpido para maior eficiência aerodinâmica, exibindo um coeficiente de arrasto de apenas 0,24. O Geometry A tem como base o protótipo Geely GE11, mostrado em fevereiro sob o lema “Geely New Energy”. O modelo será oferecido nas versões “Standard Range” e “Long Range” e três níveis de equipamento: 2, 3 e n.
O Geometry A vai ser vendido me todo o mundo e a Geely já recebeu mais de 27 encomendas de países fora da China, como Singapura, França e Noruega, entre outros.
Está dado o primeiro passo para uma ofensiva elétrica da Geometry e da Geely, que verá o lançamento de 10 novos modelos elétricos até 2025, em vários segmentos, nomeadamente, o SUV e os monovolumes. Todos utilizarão plataformas específicas e serão vendidos pela rede Geometry.
Nesta altura estará a questionar-se qual a razão para o nome da marca. Num comunicado, a Geely explica que “o nome foi obtido pela geometria matemática, ciência que nasceu há milhares de anos para descrever o mundo como o ser humano o vê. A marca Geometry é a visão do futuro da Geely, onde a tecnologia é utilizada para criar um ambiente sustentável e uma mobilidade segura que vai desaguar numa relação harmoniosa entre a humanidade e o ambiente.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários