Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente: “devemos aos clientes um desígnio maior do que apenas vender automóveis”
É já dia 9 de maio que irá ocorrer o grande debate nacional sobre os desafios da sustentabilidade na mobilidade;
“Os automóveis elétricos chegaram e agora temos de pensar para além da venda dos automóveis e transformar a experiência do cliente” diz Paul Johnson para abrir o debate nesta edição de 2023 do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente. Enquanto isso, James W. Mills traz a Lisboa uma perspetiva perturbadora sobre a “segurança de minerais críticos, uma ‘guerra’ que se desenrola sobre o oceano Atlântico”;
E a tecnologia e as emoções da Fórmula E serão ponto de partida para que, quem assistir presencialmente, possa viver uma experiência única.
Hoje a mobilidade elétrica tornou-se mainstream, mas os passos dados em apenas treze anos foram gigantescos, desde que o pioneiro Nissan LEAF contribuiu decisivamente para uma total mudança do paradigma da mobilidade.
Tal como afirmou Raphael Meillat, um dos responsáveis da Nissan Europa que participou na terceira edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, em 2019: “devemos garantir que os clientes percebam que lhes devemos um desígnio maior do que apenas vender automóveis. Estamos a tentar resolver problemas que vão ser extremamente importantes para as cidades, para os governos e para a vida das pessoas na sua vida quotidiana”.
É exatamente neste quadro, nesta compreensão da real dimensão e da complexidade de uma mudança de paradigma, que nasce o Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente. Tal como o descreve António Pereira Joaquim, diretor de Comunicação da Nissan Portugal: “chamamos-lhe Fórum da Mobilidade Inteligente porque o seu conteúdo vai para lá da própria mobilidade. Aquilo que quisemos trazer para a discussão, quando iniciámos o Fórum há sete anos, foi como criar um ecossistema e como implementar uma mobilidade sustentável, numa altura em que isso parecia quase impossível. E agora, que se tornou evidente que a transição energética é mais do que desejável, obrigatória, o contributo do Fórum, como agregador de conhecimento e experiência nesta mudança, torna-se ainda mais relevante.”
O Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente é, pois, o acontecimento por excelência onde se juntam todos os intervenientes indispensáveis para a criação do ecossistema de uma mobilidade mais próxima das pessoas e absolutamente sustentável.
Ao longo das seis edições anteriores foram debatidos, entre outros, temas como a Gestão da Energia no quadro do incremento da eletrificação da mobilidade, a nova Economia ligada à utilização de automóveis elétricos, a Inovação e as novas Tecnologias e, claro, a Descarbonização que é uma questão central da mobilidade do futuro.
Em 2023 a Nissan “traz” a Lisboa um conjunto de 11 especialistas, nacionais e estrangeiros, entre os quais Paul Johnson, diretor de Planeamento Avançado de Produto da Nissan AMIEO que abre o debate afirmando que “o mundo automóvel está a passar por uma transformação revolucionária devido a regulamentações restritivas, à introdução de novos intervenientes e agregadores e à forma como os clientes querem experimentar a mobilidade e interagir com as empresas automóveis. Os automóveis elétricos chegaram e agora temos de pensar para além da venda dos automóveis e transformar a experiência do cliente».
Um desafio a que se junta Maarten Sierhuis, vice-presidente e Diretor Global do Alliance Innovation Lab de Silicon Valley, quando nos fala de Automóveis Definidos por Software e de Computação a Bordo.
Uma visão que não está assim tão longe, diz Robert Bateman, diretor de Investigação e Engenharia Avançada no Centro Técnico Europeu da Nissan que no âmbito do projeto piloto ServCity, em Londres, já mostrou que nas ruas da capital inglesa os «automóveis autónomos não só podem conduzir ‘Como um Humano’, mas que agora podem também ver para além das esquinas!!» e vai mostrar como numa apresentação conjunta com Thomas Tompkin, diretor de Redes, Infraestruturas e Operações do Smart Mobility Living Lab, também ele parceiro na ServCity.
Para nos trazer uma visão da mobilidade sob um ângulo completamente diferente, vai estar nesta edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente James W. Mills, Consultor Principal da Benchmark Minerals Intelligence com uma perspetiva perturbadora sobre a «segurança de minerais críticos, uma “guerra” que se desenrola sobre o oceano Atlântico».
Com James neste segundo painel, mais duas intervenções sobre outras tantas componentes críticas da mobilidade inteligente: a produção e a distribuição de energia.
Ricardo Leite, que lidera a Área de Projetos Especiais da GALP, vem até ao Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente para mostrar como a GALP está «a construir a sua estratégia de produção de energia solar descentralizada para fechar o círculo da sustentabilidade na mobilidade elétrica».
Sérgio Almeida, CEO GlobalCharging, encerra o painel e abre espaço à discussão com uma proposta de descoberta de «como a plataforma OASIS resolve os desafios dos diferentes cenários de carregamento, habilitando a entrada de empresas e marcas automóveis nas redes de carregamento nacionais e internacionais compatíveis com OCPI roaming»
Mas num evento que se quer rico na discussão e nas conclusões pode e deve haver espaço para a emoção e, por isso, depois do período de almoço, terá lugar uma experiência surpresa, que tem como origem a presença da Nissan no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários