O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

FORD testa tecnologia de georreferenciação para ajuste automático de velocidade

By on 25 Maio, 2022

Tendo a segurança como principal objetivo, a Ford está a estudar um novo sistema que permite a redução automática de velocidade em áreas perto de escolas ou hospitais.

Muitas vezes, zonas como escolas ou hospitais, entre outras, têm um limite de velocidade mais reduzido com o objetivo de aumentar a segurança e diminuir o número de eventuais acidentes por distração ou mesmo excesso de informação. É que, muitas vezes, nestas zonas, os sinais de trânsito são mais que muitos, chegando ao ponto de não serem simples de interpretar, principalmente por condutores que podem não conhecer a área em questão.

Para dar uma ajuda em situações como esta, a Ford está a estudar uma forma de reduzir automaticamente a velocidade de cada veículo ao entrar numa destas zonas, sendo identificado através de georreferenciação e não pela leitura de sinais que, em alguns casos, até podem nem estar presentes por algum motivo.

Ao entrar em determinada zona, o condutor vai verificar o limite de velocidade nessa mesma área através de uma informação que surgirá no painel de instrumentos. E logo de seguida, o próprio carro vai reduzir a velocidade para ficar dentro dos limites. Caso seja necessário, o condutor pode anular esta função ou mesmo desativar este controlo do limite de velocidade. No entanto, esta é apenas mais uma forma de melhorar a segurança de peões e condutores no meio da confusão que pode ser uma zona mais movimentada em determinadas horas do dia.

A tecnologia de veículos conectados tem o potencial comprovado de ajudar a tornar a condução no dia a dia mais fácil e segura, em benefício de todos, não apenas da pessoa que está ao volante”, afirmou Michael Huynh, Gestor, City Engagement Germany, Ford Europa. “A georreferenciação pode assegurar que as velocidades são reduzidas onde e quando necessário, ajudando a melhorar a segurança e a criar um ambiente mais agradável“.

Os testes relacionados com esta tecnologia vão durar até março do próximo ano, e fazem parte de um conjunto de ensaio com modelo Ford E-Transit de pré-produção, estando mais focados em cenários de mundo real, incluindo serviços postais, municipais e de utilidade pública, bem como nos serviços de entregas last mile e de artigos de mercearia em França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega e Reino Unido.

Esta é uma tecnologia quase idêntica à que a Ford já está a utilizar de forma a garantir uma melhor qualidade de ar nas cidades, fazendo com que os modelos equipados com sistemas híbridos plug-in possam circular em modo puramente elétrico consoante as zonas em que se encontram.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)