Ford revela o Mustang Mach-E Rally em Munique
Foi apresentado no Goodwood Festival of Speed, no início deste ano, mas desta vez foi desvendado sem qualquer pintura que servisse de camuflagem no Salão Automóvel de Munique. O Ford Mustang Mach-E Rally traz para as estradas do dia a dia algumas das sensações dos troços do Campeonato do Mundo de Ralis.
O novo elemento da família Mustang Mach-E, impulsiona os veículos elétricos da Ford numa direção diferente, sendo o Mustang Mach-E Rally o primeiro veículo elétrico do construtor norte-americano inspirado nos ralis.
“Há apenas um ano, isto era apenas uma ideia e o que se vê hoje é um testemunho da paixão e da intensa criatividade da nossa equipa Model e”, disse Donna Dickson, engenheira-chefe do Mustang Mach-E. “Sempre exploramos novas áreas de performance e a combinação de uma suspensão afinada para ralis, de um grupo propulsor elétrico com dois motores e de um estilo arrojado faz do Mustang Mach-E Rally um tipo diferente de veículo de performance que irá entusiasmar os clientes que procuram a sua próxima aventura.”
O Mustang Mach-E Rally aumenta a oferta entre os Mustang Mach-E, dispondo de uma versão aperfeiçoada do grupo propulsor do Mustang Mach-E GT, com uma configuração de dois motores que garante pelo menos 880 Nm de binário e 358 kW de potência. Com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 91 kWh (utilizáveis), este veículo é suportado por uma suspensão exclusiva que foi elevada 20 milímetros em relação ao Mustang Mach-E GT e está equipada com molas especialmente afinadas, amortecedores MagneRide e discos de travão dianteiros de 385 milímetros com pinças da marca Brembo pintadas de vermelho. Está ainda equipado com jantes reforçadas de liga leve de 19 polegadas, com capacidade desportiva e acabamento em branco brilhante, inspiradas na longa história dos veículos de ralis da Ford, e com pneus Michelin CrossClimate2 235/55 R19, que proporcionam maior aderência lateral e em superfícies soltas, em comparação com os do GT.
Para permitir andar por caminhos que são impossíveis a outros veículos, o Mustang Mach-E Rally possui uma proteção no fundo para os motores dianteiro e traseiro, uma película protetora no revestimento das portas e nas cavas das rodas para ajudar a reduzir as marcas na pintura e palas de lama estilizadas disponíveis no concessionário para reduzir a projeção de detritos. Está igualmente disponível um ponto de reboque integrado na parte dianteira, caso as aventuras fora de estrada se tornem demasiado agitadas.
O Mustang Mach-E Rally conta pela primeira vez com o modo de condução RallySport da Ford, concebido para a condução fora de estrada e que adapta os sistemas de controlo eletrónico para permitir maiores derrapagens, uma resposta linear do acelerador para um melhor controlo e um amortecimento mais agressivo para um melhor comportamento em curvas exigentes.
Para testar o Mustang Mach-E, a Ford desenvolveu uma pista de ralis totalmente nova no seu Centro de Testes de Michigan. O percurso foi especialmente concebido por veteranos do mundo do rallycross para simular exatamente o que o veículo poderá experimentar no mundo real. Os engenheiros e técnicos utilizaram então os protótipos do Mustang Mach-E Rally em testes de 800 quilómetros, simulando ensaios de durabilidade de rallycross para se certificarem de que o veículo estava à altura da intenção do seu design.
O Mustang Mach-E Rally também se destaca pelo seu spoiler traseiro que se inspira no do Focus RS, com detalhes contrastantes exclusivos, incluindo molduras superiores e inferiores da carroçaria, um difusor dianteiro exclusivo, tejadilho em aço pintado de preto e ainda o painel frontal distinto e intencional que inclui faróis de nevoeiro inspirados nos ralis.
Cada Mustang Mach-E Rally vem equipado de série com duas faixas de corrida que complementam a paleta de cores arrojadas. Pode ser encomendado em Azul Grabber, Preto Shadow, Verde Eruption e Amarelo Grabber, com o Branco Star ou o novo Cinzento Glaciar disponíveis como opções de custo adicional.
O Mustang Mach-E Rally estará disponível para encomenda no início de 2024 e as entregas iniciar-se-ão pouco tempo depois.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários