Ford Fiesta: tudo sobre o novo modelo
Ford Fiesta – Apresentação Ibérica
Texto: André Duarte ([email protected])
Para todos os gostos
Há mais de 40 anos em produção e com mais de 17 milhões de unidades vendidas, o Fiesta é um dos modelos mais bem sucedidos da Ford. Para conhecermos o novo sucessor na linhagem deslocámo-nos a Espanha, Córdoba, para uma apresentação à imprensa, da qual lhe damos o parecer nas próximas linhas…
A oitava geração do Fiesta (sétima em Portugal, porque só a partir da 2ª começou a ser comercializado em terras lusas) está a ser alvo de um lançamento faseado. Desde julho que já se encontra disponível nos níveis de equipamento Business e Titanium, a partir de outubro no Vignale (topo de gama) e ST-Line (desportivo) e no próximo ano chegarão as versões Active (crossover) e ST (versão desportiva de 200 cv). Com este modelo, disponível em versões de 3 e 5 portas, a Ford tem como objetivo oferecer uma proposta que vá ao encontro das necessidades e gostos de diferentes públicos. Os preços cifram-se entre os 16.683€ e os 24.928€.
Exterior
Com um comprimento de 4,04 metros (+71 mm), largura de 1,73 metros (+13 mm) e 1,47 metros de altura, o Fiesta apresenta-se mais encorpado, mantendo a fluidez e elegância de linhas. Na dianteira destaque para a nova grelha de maiores dimensões e os elegantes grupos óticos. Na lateral a linha de cintura alonga-se até às ópticas dianteiras e a linha das janelas é igualmente alongada. O modelo pode ter jantes entre 15” a 18”, estas últimas uma novidade. A secção traseira apresenta o porte mais elevado de todo o conjunto, com novas ópticas horizontais que reforçam a imagem mais larga do Fiesta, com ombros largos e uma assinatura luminosa em forma de C. Entre as novas tonalidades de carroçaria destaque para o Blue Wave, Milano Grigio, Ruby Red ou Chrome Copper.
Interior
Na conceção do interior a Ford apostou num design ergonómico e em materiais agradáveis ao toque. Há várias opções de personalização que incluem elementos decorativos na instrumentação central e na zona do tablier, em frente ao lugar do passageiro, puxadores das portas e caixas dos retrovisores em Vermelho Race, Menta Bohai Bay, Deep Impact Blue ou Chrome Copper.
Os ocupantes dos lugares traseiros têm mais 16 mm de espaço para os joelhos e os bancos oferecem um maior apoio lateral. O posicionamento do apoio de braços dianteiro foi modificado para facilitar a utilização e o banco do condutor é regulável em altura e tem o apoio lombar reposicionado para um maior conforto, processo extensível aos apoios de cabeça, de forma a beneficiar todos os ocupantes.
O portão da bagageira é mais largo para facilitar o acesso à mesma. O espaço para a colocação de objetos no porta-luvas e na consola central foi aumentado e as portas traseiras têm espaços para garrafas de água de 0,6 litros.
Níveis e Equipamento
A par das versões já disponíveis, Titanium e Business, aqui ficam os principais detalhes dos níveis de equipamento que irão chegar ao mercado:
Vignale (disponível a partir de outubro): propõe jantes de 18 polegadas exclusivas, detalhes e cores exteriores igualmente exclusivos e bancos em couro com costuras hexagonais tipo smoking. O exclusivo padrão acetinado da grelha e dos seus contornos, dos contornos das luzes de nevoeiro, do desenho lateral e do difusor traseiro decorativo adicionam um apelo luxuoso. As luzes de nevoeiro verticais estão interligadas por uma linha sorridente no pára-choques, trazendo ao modelo uma expressão optimista que dá as boas vindas.
ST-Line (disponível a partir de outubro): estilo exterior desportivo com jantes de liga leve, grelha, pára-choques dianteiro e traseiro e saias laterais de desenho exclusivo. O interior integra bancos desportivos, pedaleira em liga leve e um volante com base plana, sendo a experiência de condução reforçada pela suspensão desportiva. No caso do Fiesta ST-Line, a grelha inspirada nas versões Ford Performance é desenhada para representar o nível de performance que lhe é associado. O estilo desportivo da carroçaria é mais anguloso e agressivo. Um spoiler traseiro funcional contribui para uma pose mais sólida.
Active (disponível a partir do próximo ano): – a primeira versão crossover do Fiesta conta com uma maior distância ao solo, barras de tejadilho e protecções adicionais, uma carroçaria de dois volumes (hatchback). Conta ainda com um perfil específico, decorrente da suspensão elevada, bem como do revestimento escuro que percorre toda a secção lateral do veículo (do pára-choques dianteiro, passando pelos guarda-lamas até à traseira). Outros elementos que ajudam a distinguir esta versão são a grelha de design hexagonal, a zona escurecida no local da matrícula traseira, o tejadilho pintado de cor diferente e as barras de tejadilho, tudo detalhes que contribuem para uma sensação de robustez e versatilidade.
ST (disponível a partir do próximo ano): a primeira versão Ford Performance animada por um motor de três cilindros e o primeiro Fiesta ST a dispor de Modos de Condução selecionáveis pelo condutor.
Conectividade e Entretenimento
O modelo incorpora o sistema SYNC 3 (compatível com Apple CarPlay e Android Auto) que permite controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados através de comandos de voz simples e de conversação, complementado por ecrãs tácteis flutuantes de alta definição de 6,5” ou 8” (este último pode ser comandado por toque ou deslize). O número de botões na consola central foi reduzido para praticamente metade, tendo uma boa parte dos comandos de conectividade e entretenimento sido integrados no ecrã tátil.
O Fiesta é, também, o primeiro Ford a ter um teto de abrir panorâmico em vidro e a apresentar um sistema de áudio premium desenvolvido pela B&O PLAY especificamente para este modelo (10 altifalantes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante central de médias frequências no topo do tablier, integrando o logótipo B&O PLAY em alumínio e uma grelha de radiação de som de desenho exclusivo. A potência total de amplificação é de 675 watts, regulados por um Amplificador com Processador de Sinais Digital que controla a equalização e a mistura de áudio, incluindo o som surround disponível no sistema e que oferece uma sonoridade ainda mais rica e potente, independentemente do lugar em que os passageiros estão sentados).
Há ainda novidades como um volante aquecido e um novo painel de instrumentos com um ecrã TFT multi-funções de 4,2 polegadas. A maior rigidez estrutural, os reduzidos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH) do grupo propulsor, o melhor isolamento acústico do motor e o pára-brisas com tratamento acústico contribuem para uma melhor vivência a bordo, tanto para o condutor como para os passageiros.
Dispõe de um bocal de enchimento de combustível optimizado, para reduzir o derramamento ao utilizar o sistema Easy Fuel sem tampão, mecanismo que evita o abastecimento com o combustível errado.
Componente Mecânica
Entre as novidades está a nova suspensão e o sistema de Vectorização Electrónica do Binário que, segundo a marca, se traduz por uma aderência em curva melhorada em 10% e as distâncias de travagem em 8%, ao aplicar uma pequena dose de travagem nas rodas interiores à curva, por forma a ajudar em termos de aderência e estabilidade. As versões com mais de 100 cv de potência estão equipadas com discos de travão traseiros.
A rigidez torsional aumentou em 15%, fruto de um maior recurso a aço de boro, a soldaduras a laser e o reforço dos pontos de ancoragem do subchasis e as novas soldaduras nos pontos de ancoragem.
A via dianteira aumentou em 30 mm, a via traseira 10 mm e a distância entre-eixos cresceu 4 mm, algo que permitiu optimizar a suspensão para acolher jantes de maiores dimensões, com 18”. Mais leve e com maior rigidez, a marca revela que a barra estabilizadora dianteira oca contribui para um controlo mais eficaz do rolamento da carroçaria e da sensibilidade da direção. A fricção da direção foi reduzida e as caixas de velocidades proporcionam agora passagens mais suaves, avança a marca.
Motorizações
Na gama de propulsores a novidade entre os gasolina vai para o bloco 1.0 EcoBoost a debitar 140 cv, motor que também conta com uma oferta de potências de 100 e 125 cv, todas acopladas a uma caixa de seis relações. Já o motor 1.1 a gasolina (70 e 85 cv) está associado a uma nova caixa manual de cinco velocidades e substitui o anterior de 1.25 litros normalmente aspirado. As caixas manuais têm um novo botão, Eco, que ajusta as configurações do motor e do acelerador para ajudar os condutores a poupar combustível quando assim o desejarem.
No capítulo diesel a novidade é o 1.5 TDCi de 120 cv. Este último é o primeiro bloco diesel de alta potência a ser montado no Fiesta, que vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. O motor TDCi de 1,5 litros está também disponível numa versão com 85 CV de potência (mais 10 CV do que na versão mais económica do anterior Fiesta) acoplado à nova caixa manual de seis velocidades.
Sistemas de Assistência à Condução
Estes encontram-se apoiados por duas câmaras, três radares e 12 sensores ultrassónicos que, em conjunto, conseguem controlar 360 graus em redor do veículo e monitorizar a estrada até uma distância de 130 metros, um comprimento superior ao de um campo de futebol. No total, o Fiesta oferece agora 15 tecnologias de assistência à condução. O maior destaque vai para o sistema de Detecção de Peões, capaz de evitar colisões à noite, e para a Assistência ao Estacionamento, com activação dos travões para evitar embates a baixa velocidade ao estacionar em modo “mãos-livres”.
A par desses, há ainda: Controlo de Velocidade Adaptativo, Limitador Ajustável de Velocidade, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Alerta de Trânsito Cruzado, Indicação de Distância, Alerta ao Condutor, Ajuda à Manutenção de Faixa, Alerta de Manutenção de Faixa e Aviso de Colisão Frontal.
Primeiro Contacto
O Ford Fiesta revela-se desde o primeiro momento muito agradável e uma cómoda solução para o dia a dia, já que oferece qualidade de construção, uma boa oferta tecnológica, um motor robusto e prazer em viagem. No fundo, uma proposta em que se sente que temos um compromisso consistente, capaz e por isso bastante interessante, reunindo ainda outra bela característica, a de aumentar o nosso gosto de utilização quanto mais o vamos conhecendo em estrada. O novo bloco 1.5 TDCi, que inclusivamente já tínhamos tido ocasião de testar antes da presente apresentação, é o ideal para uma utilização diária, com um consumo que se consegue contido, na casa dos 5l, e uma boa disponibilidade de binário. Irá garantir a serenidade necessária para o dia a dia, mas também a potência que por vezes se precisa para momentos de maiores pressas. Quanto ao motor 1.0 a gasolina com 140 cv, mediante os cerca de 30 km realizados, deu para perceber que é um motor para quem procura um pouco mais de vivacidade e um feeling desportivo, ainda que a subida de regime não seja explosiva, esta vem acompanhada de uma gradual intensidade da sonoridade que se conjuga na perfeição com o estilo da versão ST-Line, com que tivemos o prazer de privar.
No global, o novo Ford Fiesta é uma proposta que concentra um rol de atributos para vingar no segmento B e dar continuação à bem sucedida linhagem do modelo, deixando-nos um bem estar na alma a cada utilização.
Preços
3 Portas |
CC | Motor | Preço |
BUSINESS | 1.1 | Ti-VCT 70CV S/S | 16 383 € |
BUSINESS | 1.1 | Ti-VCT 85CV S/S | 16 688 € |
BUSINESS | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 17 245 € |
BUSINESS | 1.5 | TDCi 85CV S/S | 20 384 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 18 282 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 125CV S/S | 19 049 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 140CV S/S | 19 560 € |
ST-LINE | 1.5 | TDCi 85CV S/S | 21 421 € |
5 Portas | |||
BUSINESS | 1.1 | Ti-VCT 70CV S/S | 16 942 € |
BUSINESS | 1.1 | Ti-VCT 85CV S/S | 17 247 € |
BUSINESS | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 17 804 € |
BUSINESS | 1.5 | TDCi 85CV S/S | 20 994 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 18 841 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 125CV S/S | 19 608 € |
ST-LINE | 1.0 | EcoBoost 140CV S/S | 20 119 € |
ST-LINE | 1.5 | TDCi 85CV S/S | 22 031 € |
TITANIUM | 1.1 | Ti-VCT 85CV S/S | 17 928 € |
TITANIUM | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 18 485 € |
TITANIUM | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S Automático | 20 313 € |
TITANIUM | 1.0 | EcoBoost 125CV S/S | 19 252 € |
TITANIUM | 1.5 | TDCi 85CV S/S | 21 675 € |
VIGNALE | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S | 20 874 € |
VIGNALE | 1.0 | EcoBoost 100CV S/S Automático | 22 702 € |
VIGNALE | 1.0 | EcoBoost 125CV S/S | 21 641 € |
VIGNALE | 1.0 | EcoBoost 140CV S/S | 22 152 € |
VIGNALE | 1.5 | TDCi 120CV S/S |
24 928 € |
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