Ford F-150 Lightning, a nova pick-up elétrica para rivalizar com a Tesla Cybertruck
Depois de aproximadamente dois anos desde o anúncio de que a F-150 ia receber uma versão 100% elétrica, a Ford revelou, finalmente, a nova Lightning. Esta denominação faz parte da história da marca, porém, ao invés de se referir a uma versão 100% elétrica, era utilizada na pick-up desportiva SVT F-150, lançada em 1993. Relativamente ao visual, a Ford F-150 Lightning adota uma secção dianteira específica com uma nova assinatura luminosa. Sendo uma pick-up, o sentido prático e capacidade de carga são importantes e, por isso, mantém as mesmas dimensões tanto de cabine como de caixa das variantes a combustão pura. No interior, o principal destaque é a inclusão de um ecrã central de 15,5 polegadas com o mais recente sistema de infotainment SYNC 4ª da Ford. O condutor conta ainda com um painel de instrumentos digital de 12 polegadas.
Uma das vantagens dos veículos elétricos, e algo que a Ford também explorou no Mustang Mach e, é a possibilidade de ter uma “frunk”. No caso da F-150 Lightning, o capot “esconde” um espaço de arrumação com 400 litros volume e com capacidade para 181 kg de carga útil. Para além disso, este espaço é resistente à água e pode funcionar como espaço para refrigerar bebidas ou alimentos.
Passando para a parte mais técnica, a F-150 Lightning recebe um chassis construído de raiz que garante uma maior resistência. Quanto a motorização, a pick-up elétrica está equipada com dois propulsores elétricos que geram uma potência combinada de 570 cv e 1050 Nm de binário. Assim, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. Relativamente a autonomia, a marca norte-americana ainda não tem um valor final, mas garante que vai estar algures entre os 370 e 485 km. Por fim, a rival da Tesla Cybertruck e da Rivian R1T não está prevista para Portugal.
0 comentários