Mercado de usados: Preços continuam acima de 2023
Mazda: MX-5 renovado chega a Portugal e já tem preço

Ford Explorer: O SUV 100% elétrico que deu a volta ao mundo já à venda – conheça os preços

By on 29 Março, 2024

Depois de uma volta ao mundo com a aventureira Lexie Alford, o Ford Explorer já está à venda na Europa. O Explorer elétrico será o primeiro veículo a ser montado no Centro de Veículos Elétricos da Ford em Colónia, após um investimento de 2 mil milhões de dólares. O preço inicial da versão com autonomia alargada é de 53.000 euros, com uma versão de bateria padrão a ser lançada posteriormente.

Lexie Alford estabeleceu um recorde ao tornar-se na primeira pessoa a circum-navegar o globo num veículo elétrico, utilizando o novo Ford Explorer 100 por cento elétrico, num modelo de pré-produção. A Ford celebrou esta conquista anunciando o preço e as especificações da nova gama Ford Explorer, tornando oficialmente disponível o veículo elétrico que completou a volta ao mundo. Lexie e o novo Ford Explorer lideraram um comboio de veículos da Ford até a linha de chegada em Nice, França, destacando os modelos atuais que estão a moldar a direção futura da empresa. A incrível viagem do Explorer atravessou seis continentes, passou por 27 países e percorreu mais de 30.000 quilómetros, tudo apenas recorrendo a energia elétrica. 

O novo Ford Explorer 100% elétrico é o primeiro veículo elétrico de passageiros da Ford desenvolvido e fabricado na Europa. Combina engenharia alemã, estilo americano e uma especificação premium, incluindo motorizações elétricas a bateria que oferecem emissões zero durante a condução e uma autonomia de até 602 km com um único carregamento. O Explorer está disponível com opções de tração traseira (RWD) ou integral (AWD), ambas equipadas com baterias de iões de lítio de longo alcance NMC. O carregamento de 10 a 80% leva aproximadamente 26 minutos com um carregador rápido de até 185 kW DC para a versão AWD. Os condutores terão acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento na BlueOval Charge Network em toda a Europa, através do aplicativo FordPass ou da tecnologia Plug & Charge. Isso inclui postos de carregamento de alta potência da IONITY e da Allego, graças a uma parceria entre a Ford e essas empresas.

O Ford Explorer elétrico oferece uma aceleração digna de nota, superando até mesmo o desempenho do Ford Focus ST da Ford Performance, alcançando 100 km/h em 5,3 segundos na versão AWD. Além disso, possui uma capacidade de reboque de até 1.200 kg. Equipado com uma propulsão elétrica eficiente, oferece um luxuoso equipamento de série, incluindo espaço de armazenamento generoso, sistema de infotainment SYNC Move com um grande ecrã tátil de 14,6 polegadas e funcionalidades como volante e bancos dianteiros aquecidos, função de massagem no banco do condutor e carregamento de telemóvel sem fios. O design interior é de vanguarda, com bancos desportivos, barra de som elegante e conectividade com dispositivos Android Auto e Apple CarPlay. A versão Explorer Premium acrescenta um sistema de som B&O com 10 altifalantes, iluminação ambiente interior e faróis LED com máximos automáticos para uma experiência ainda mais premium.

O Ford Explorer elétrico oferece uma experiência de compra simplificada, garantindo uma especificação luxuosa a um preço atrativo para todos os clientes. Os extras opcionais são limitados a um teto panorâmico com mais de 1 metro quadrado de superfície de vidro e um Pack de Assistência ao Condutor. Este pack inclui uma porta traseira de abertura mãos-livres, um head-up display, uma câmara de 360 graus e a nova tecnologia de Mudança Assistida de Faixa. Além disso, o veículo vem equipado com mais de 15 tecnologias de assistência ao condutor de série, como Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop and Go e Aviso de Saída em Marcha.

Explorer/Explorer Premium Extended Range Tração Atrás Explorer/Explorer Premium Extended Range Tração Integral
Potência Líquida (kWh) 77 79
Tempo de Carga (10-80%) DC (min) 52 26
Potência Máxima de Carga DC (kW) 135 185
Potência Carga Máxima AC (kW) 11 11
Potência (kW) 210 250
Potência (CV) 162 340
Binário Atrás (Nm) 165 455
Binário à Frente (Nm) 16 N/A
Autonomia WLTP (km) 602/572 566/532
Consumo Elétrico (kWh/100 km) 13.9/14.7 15.7/16.6
Velocidade Máxima (km/h) 180 180
Aceleração 0-100 (km/h) 6.4 5.3
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)