O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

Ford equipa Focus com bancos ortopédicos que reduzem dores nas costas

By on 11 Março, 2019

Segundo a Ford, as dores nas costas são a principal causa de incapacidade a nível mundial. Os bancos dianteiros do novo Focus, diz a casa da oval azul, contribuem para o alívio da dor de costas.

O novo Focus contribui para o alívio dos que sofrem de dores de costas na estrada graças aos bancos dianteiros (para condutor e passageiro) equipados com 18 modos de regulação. Por essa razão, estes bancos foram distinguidos com o selo de aprovação da Aktion Gesunder Rücken e. V. (AGR), organização líder nas questões relacionadas com a coluna vertebral e responsável pela “Campanha para Umas Costas Saudáveis”.

Além disso, o Focus é o primeiro Ford a receber o reconhecimento da comissão de testes independentes da AGR, formada por especialistas em diversas áreas da medicina. Para obter o selo de aprovação, o banco deverá ser capaz de se adaptar à pessoa na sua posição sentada, em vez de ser a pessoa a adaptar a sua posição ao banco. 

Em média, os europeus conduzem os seus veículos durante uma hora por dia, não contabilizando o tempo que se gasta em engarrafamentos. A posição sentada incorreta, origina dores nas costas, no pescoço, fadiga muscular e problemas de circulação, acelerando o cansaço do condutor.

Os engenheiros da Ford desenvolveram os bancos do novo Focus com o objetivo de obter a aprovação da AGR, como parte de uma filosofia centrada no ser humano. As 18 regulações dos bancos do Ford Focus permitem ajustar corretamente a altura, o comprimento e a inclinação do banco, para além do apoio das costas, pescoço e coxas. O ajuste do apoio lombar de 4 vias é controlado electronicamente através de um botão lateral integrado no banco.

Para incorporar o apoio lombar de 4 vias, os apoios de cabeça ajustáveis em 4 pontos e aumentar o apoio ao nível das pernas, soluções inexistentes na anterior geração do modelo, os especialistas em bancos da Ford realizaram testes em pista com condutores masculinos e femininos, de várias estaturas, pesos e morfologias, de modo a desenvolver o modelo de banco ideal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)