Ford e VW confirmam acordo de expansão da sua aliança global
Com este acordo, a Volkswagen vai investir na empresa de condução autónoma apoiada pela Ford e em troca oferece o uso da plataforma modular para veículos eletrificados do grupo VW.
O anúncio deixa claro que a aliança global da VW com a Ford é para durar e foi mesmo alargada. Passa a incluir veículos elétricos e um massivo investimento na tecnologia de condução autónoma, além do desenvolvimento da gama conjunta de comerciais ligeiros.
Com este acordo, a Ford pode usar a plataforma MEB da Volkswagen para fazer, pelo menos “um carro elétrico de volume na Europa” a ser lançado em 2023. A casa da oval azul tem planeado vender 600 mil unidades desse veículo baseado na plataforma MEB nos seis anos a seguir ao lançamento em 2023. Se será um SUV ou outra coisa, a Ford não revelou.
Mas Herbert Diess, o CEO da Volkswagen, deixou no ar a possibilidade de um segundo modelo elétrico com a mesma plataforma, o que praticamente duplicaria o fornecimento se componentes da MEB à casa da oval azul.
Foi também anunciado que o fornecimento da plataforma comtemplará pacotes de baterias e componentes estruturais que a Ford precisará para usar a MEB. O Ford será desenhado em casa, na sede em Colónia, Alemanha, mas ainda não se sabe onde será fabricada, embora Jim Hackett, CEO da Ford, já tenha confirmado que não haverá nova fábrica e que o carro será produzido numa das que estiver disponível do atual parque europeu.
A outra parte desta parceria será o investimento na Argo AI, a empresa que estuda a condução autónoma há bastante tempo e que tem como apoio a Ford desde 2017. Ora, a VW vai investir mais de 2 mil milhões de euros (dos quais 900 milhões serão entregues em cash, diretamente, à empresa Argo AI, avaliada em 1,5 mil milhões de euros) e comprar as ações da Ford a longo de três anos. Com isto, a valorização da Argo AI eleva-se a 6 mil milhões de euros.
Finalmente, a Ford vai produzir um “pick-up” média para ser vendida pela Ford e pela VW na Europa, África, Médio Oriente, Ásia e América do Sul a partir de 2022. Será a casa da oval azul a encarregar-se de fazer um furgão maior, também em 2022, enquanto a VW fará um comercial ligeiro para vender na Europa. As gamas Transit e Ranger da Ford como a Transporter e a Caddy vão continuar no catálogo da VW.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários