O Ford Capri está de regresso… mas está muito diferente
Estará o Ford Capri de regresso?

Ford Capri faz 50 anos sendo um ícone da indústria automóvel

By on 25 Dezembro, 2019

O ano de 1969 ficou assinalado na história mundial devido a marcos como o Festival de Woodstock, a chegada do homem à Lua e a estreia do maior avião de passageiros, o Boeing 747. Foi, também, o ano em que a Ford lançou o Capri.

Na época, a casa da oval azul anunciou o seu novo produto como “o automóvel que sempre ambicionamos ter” e sendo ou não premonitório, foram vendidos, durante os 17 anos de vida do modelo espalhados por três gerações, nada menos que 1,8 milhões de unidades.

Apesar de tão larga difusão, o Ford Capri rapidamente subiu ao estatuto de ícone da industria automóvel, sendo um carro muito procurado pelos amantes dos clássicos e com cotações que deixam qualquer um ruborizado. E se falarmos de algumas das séries especiais mais raras, os valores são astronómicos.

Para celebrar o 40º aniversário do Ford Capri, a marca decidiu fazer um vídeo que recorre a um raríssimo Capri RS2600 para fazer uma viagem nostálgica desde Colónia, o berço do Capri, até chegar a Spa e a Zandvoort, passando pelas estradas de montanha do Eifel (onde o carro foi duramente testado).

O Capri RS2600 pertencente à coleção de veículos clássicos da Ford, tem um motor V6 e cumpriu, sem o menor problema, mais de 700 quilómetros durante seis dias, realizando, mesmo, algumas voltas ao circuito de Zandvoort, provando que com 47 anos de vida e devidamente restaurado, o Capri continua “como o aço”!

Uma vez mais foi Steve Surcliff, jornalista, quem fez a viagem com o Capri e no final da aventura referiu que “o Capri fazia bem ao corpo e à mente quando o conduzíamos e ainda hoje é assim! Era um carro que já era diferente na época e que tinha como objetivo oferecer o maior prazer na condução.” Por tudo isto percebe-se que o jornalista britânico tenha dito no final “estou totalmente apaixonado por este carro!”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)